quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

FELIZ NATAL


FELIZ NATAL
com muita paz, saúde e prosperidade
para você e toda sua família.

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Alice Tamborindeguy volta para Alerj

Como é a primeira suplente do deputado estadual Pedro Paulo, que deixa a Alerj para ser o chefe da Casa Civil de Eduardo Paes, Alice Tamborindeguy volta para a Alerj em janeiro.

Ela deixa o cargo se secretária municipal de Cultura de São Gonçalo.

Posse extra

O prefeito eleito do Rio, Eduardo Paes, juntou os 50 vereadores eleitos da capital num almoço ontem.

Pelo visto, terá governabilidade total.

Lupi não quer mudanças na legislação trabalhista

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, não vê com simpatia a flexibilização, ainda que temporária, da legislação trabalhista. Propostas de mudança nas leis têm sido feitas por empresários: alegam que seria uma forma de preservar empregos em tempos de crise.

Para Lupi, este não é o momento para discutir o tema. Afirma que as vendas de dezembro deverão ser 10% maiores que no Natal passado, mas admite que os meses de janeiro e fevereiro “serão fracos”. Segundo ele, haverá uma recuperação a partir de março.

Na TV, Lula 'explica' crise

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu uma espécie de aula ontem à noite, em cadeia nacional de rádio e televisão, sobre a crise financeira internacional.

Após a cúpula Brasil-União Européia, ele reafirmou que o centro das turbulências fica nos Estados Unidos e na Europa, que o Brasil está mais preparado do que nunca para os problemas econômicos e listou as medidas que o governo tem tomado contra a crise.

Ele também voltou a fazer um apelo pelo consumo, desta vez ameaçando com o fantasma do desemprego.
- E você, meu amigo e minha amiga, não tenha medo de consumir com responsabilidade. Se você está com dívidas, procure antes equilibrar seu orçamento.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Mudanças no secretariado de Cabral

Alguns prefeitos que terminaram seus mandatos estão sendo convidados pelo governador Sérgio Cabral para ocuparem cargos na reforma que fará no seu secretariado, logo no início do ano.

Dois nomes já são dados como certos: Washington Reis, que está deixando a prefeitura de Caxias e Rubens Bomtempo, que está terminando o seu mandato a prefeitura de Petrópolis.

domingo, 21 de dezembro de 2008

Eleitor poderá conferir votos

A partir das eleições de 2010 o eleitor poderá ver, ao votar em candidato a presidente da República ou a senador, os nomes e as fotos dos candidatos a vice-presidente da República e dos suplentes de senadores.

A outra novidade das próximas eleições é que, ao final da votação na urna, o eleitor contará com um quadro-resumo de seus votos, para que possa fazer uma última checagem e confirmar suas escolhas.

Secretaria municipal de Educação de Meriti será do PDT

A convite do prefeito eleito, Sandro Mattos, o secretário geral do PDT e vice-prefeito eleito em São João do Meriti, Carlos Correia, será o novo secretário municipal de Educação de Meriti.

O Código de Cabral

Lendo as colunas políticas, descubro que o governador Sérgio Cabral tem um código especial para se comunicar. Ele e a Primeira-Dama quando estão em algum evento público e querem se livrar de alguém incômodo dizem: “Querido(a) Alzira está chegando”. É o sinal para bater em retirada.

A coluna de Jorge Bastos Moreno traz mais uma pérola. Segundo ele, Cabral criou uma senha com os seus secretários. Quando recebe algum político que vai fazer pedidos, se Cabral não pretende atendê-lo, vira-se para o secretário e apontando para o convidado diz: “Esse aqui é um craque”. O secretário já sabe que deve dizer sim, mas depois não é para fazer nada.

sábado, 20 de dezembro de 2008

Juliana Brizola será Secretária de Educação

O PDT de Porto Alegre fechou questão em torno do nome da vereadora eleita Juliana Brizola, para ser a futura secretária municipal de Educação.

O prefeito Fogaça aceitou a indicação.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Pais corujas

Acostumados a conceder entrevistas, os ex-governadores Garotinho e Rosinha, como “pais corujas”, acompanharam ontem, a primeira entrevista da filha Clarissa, após a diplomação.

"A nossa filha vai longe", disse Garotinho para Rosinha.

Aplaudido de pé

Ele não foi reeleito, mas ontem Sami Jorge saiu da Câmara com o coração apertado.

Na cerimônia ele foi aplaudido de pé.

Espera-se agora que o prefeito eleito, Eduardo Paes, cumpra a promessa de dar uma secretaria para o Sami.

Vamos aguardar.

Fazendo compras em Miami

A ausência mais sentida ontem na diplomação dos eleitos foi a vereadora Rosa Fernandes.

Ela está com a família em Miami.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Miguel Pereira terá nova eleição

Mais um município tem sua eleição anulada.

Em Miguel Pereira, decisão da Justiça Eleitoral de última hora impediu a diplomação do vencedor das eleições na cidade.

A candidatura do prefeito Roberto de Almeida do PP, o Macarrão, que havia sido reeleito, foi impugnada ontem pelo juiz Luis Cláudio Rodrigues, da 48ª Zona Eleitoral. Ele foi acusado de se beneficiar de esquema articulado desde 2005, ao cancelar multas aplicadas pela Guarda Municipal a motoristas infratores.

Os votos obtidos por Macarrão foram anulados pelo juiz. O prefeito ainda foi considerado inelegível por três anos e condenado a pagar multa de R$ 30 mil.

O juiz também determinou a realização de nova eleição em Miguel Pereira, porque o total de votos anulados pela Justiça foi superior a 50% da votação na cidade.

A data da nova votação será definida pelo TRE.

O prefeito irá recorrer da decisão.

Bloco da oposição

Seis partidos insatisfeitos com o prefeito eleito, Eduardo Paes, se reuniram para criar o bloco da oposição.

O bloco anti-Paes será formado pelos vereadores do PRB, DEM, PR, PRTB, PSDC e PT do B.

Além desses, o PSDB, PPS e PV que elegeram nove vereadores, serão convidados.

O bloco é uma resposta ao Paes por terem sido preteridos na escolha do secretariado.

A Mesa já está pronta

A Mesa Diretora da Câmara dos Vereadores já está pronta.

A partir de janeiro, a presidência da Casa ficará com o vereador Jorge Felippe do PMDB, a 1ª vice-presidência ficará com o Aloisio Freitas do DEM, a 2ª vice-presidência ficará com o vereador Stepan do PPS e a 1ª secretaria ficará com Dr. Jairinho do PSC.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Contratos do Sine prorrogados até 31/12/2009

Com atuação marcante do secretário de Trabalho, Ronald Ázaro, dentro do plenário, ontem foi aprovada na Alerj , o Projeto de Lei prorrogando até 31 de dezembro de 2009 os contratos temporários dos servidores da Setrab.

O deputado Luiz Paulo Corrêa da Rocha do PSDB e mais três deputados, colocaram quatro emendas no projeto.

Ázaro com sua experiência e habilidade, conseguiu que os parlamentares retirassem as emendas e aprovassem o projeto.

Mãe Loura não será diplomada

A vereadora Verônica Costa do PMDB, conhecida como Mãe Loura do Funk, não será diplomada amanhã.

A impugnação da candidatura dela à reeleição foi mantida pelo TSE, até o julgamento final de recurso pela Corte.

Diplomação dos eleitos

A diplomação dos eleitos no Rio será amanhã, às 10 horas, na Câmara dos Vereadores.

Serão diplomados o prefeito Eduardo Paes, o vice Carlos Alberto Muniz e 51 vereadores e os 18 suplentes.

Trabalhadores ganharão menos

Tendo em vista a crise que o mercado de trabalho enfrenta, com diversas empresas demitindo trabalhadores e a necessidade de preservação dos empregos no estado o governo estadual resolveu encaminhar para a Alerj, o novo índice de reajuste das nove faixas salarias dos pisos regionais do Rio.

O novo percentual de aumento será de 9% e não de 13,34%.

O secretário de Trabalho, Ronald Ázaro, informou que recebeu pedido do governador Sérgio Cabral de elaborar um novo estudo de impacto. “O objetivo principal é a manutenção do emprego. Mantivemos a reposição do INPC (IBGE), de 6,84%, com 2,16% de ganho real, sem a variação do Produto Interno Bruto”, explicou Azaro, que enviou ontem a segunda minuta à Casa Civil.

A expectativa é votar o projeto até amanhã, antes do recesso parlamentar, ou sob convocação especial.

Parabéns Nolasco

O conselheiro José Maurício Nolasco foi reeleito ontem presidente do Tribunal de Contas do Estado.

Novela Valesul

Roger Agnelli, presidente da Vale, ainda não respondeu à proposta do governo do Rio: não fechar a Valesul em troca de redução no ICMS sobre energia.

A Valesul, que fica em Santa Cruz, produz alumínio e tem quase 600 empregados.

Eleito novo presidente do Tribunal de Justiça do Rio

Ontem foi eleito por uma ampla vantagem como próximo presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, o desembargador Luiz Zveiter, que no próximo ano substituirá o desembargador Murta Ribeiro.

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

O salário das domésticas deverá ser de R$ 533,07

Ontem este blog participou da última reunião do ano do Conselho Estadual de Trabalho e Renda (Ceterj), com a presença das principais centrais sindicais, representantes dos empregadores e representantes do governo estadual.

Como normalmente acontece, o conselho não conseguiu fechar consenso na proposta de trabalhadores e empresários, o que fez com que o presidente do Ceterj, o secretário estadual de Trabalho, Ronald Ázaro, sugerisse na reunião de ontem, a média entre os índices que cada categoria sugeria durante as negociações, abertas desde setembro.

Ronald afirmou que o consenso foi difícil. “Os representantes dos empregadores no Ceterj propuseram, no início das negociações, um índice 7%, que corresponde ao INPC, enquanto os trabalhadores defendiam 19,96%, combinando o INPC, a variação do Produto Interno Bruto (PIB) de 2007, mais a diferença entre o salário mínimo nacional atual e o de 1999, na comparação com o menor piso”, conta. “As discussões avançaram, e as duas partes recuaram, oferecendo 8% e 15,69%. O debate ficou estancado, e sugeri uma média”, explicou.

“A intenção é beneficiar tanto trabalhadores como empregadores. Fizemos um acordo e foi votado o melhor. Com a crise que está assustando o mundo, esperamos que não sejamos afetados, gerando, ainda em 2009, emprego e renda”, disse o secretário.

Se o aumento for confirmado, os salários das empregadas domésticas (que estão na 2ª faixa) deverão subir dos atuais R$ 470,34 para R$ 533,07.

No final, Natan Schiper, representante da Fecomércio, foi eleito presidente do Conselho de Trabalho e Renda.

Preciso ouvir o Lupi, companheiros

Para enfrentar a crise e tentar evitar novas demissões em massa, o presidente Lula vai discutir com as centrais sindicais possibilidades de flexibilizar, de forma temporária, pontos da legislação trabalhista.

A disposição foi manifestada pelo próprio presidente durante encontro com grandes empresários na semana passada, em Brasília.

Lula ouviu os empresários e disse que só tomaria qualquer decisão após ouvir também os ministros do Trabalho e da Previdência Social.

"Preciso ouvir o Lupi, companheiros", disse o Presidente.

Câmara homenageia Vice-Presidente do PSC com Medalha do Mérito Legislativo

O vice-presidente nacional do Partido Social Cristão, Pastor Everaldo Dias Pereira, foi condecorado semana passada com a Medalha do Mérito Legislativo no Salão Negro do Congresso Nacional.

A entrega da Medalha ao vice-presidente do PSC traduz o reconhecimento às pessoas que com iniciativas trabalham para tornar o Brasil um país cada vez melhor.

Pastor Everaldo vem ao longo de sua trajetória de vida garantindo a dignidade do ser humano, trabalhando pelo fortalecimento da democracia e se dedicando ao emprego de verdadeiras ações em defesa da cidadania.

Sami Jorge almoçou com Eduardo Paes

Ontem o vereador Sami Jorge do PDT, almoçou com o prefeito eleito, Eduardo Paes.

O almoço foi dentro do Tribunal de Contas do Município.

Sami está cotado para assumir a Secretaria Especial de Assuntos Extraordinários.

Vamos aguardar.

Audiência da Anac foi suspensa

A pedido do governador Sergio Cabral, a juíza Emília Maria Velano da 15ª Vara Federal de Brasília, concedeu ontem uma liminar suspendendo a audiência pública na Anac que seria hoje, para discutir a proposta da agência de permitir novos vôos no Santos Dumont.

A mudança agrada a Azul e desagrada Sergio Cabral, TAM e Gol.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

TRE-RJ convoca nova eleição para prefeito em Guapimirim

Por quatro votos a um, o Plenário do TRE-RJ acaba de negar o registro de candidatura do prefeito eleito de Guapimirim, Renato Costa Mello Junior, o Junior do Posto (PTC).

A Corte determinou ainda que Junior do Posto não seja diplomado e que novas eleições ocorram no município no dia 24 de janeiro de 2009, um sábado.

Eleito com 13.735 votos, o equivalente a 74,14 % dos votos válidos, Junior do Posto havia requerido a substituição do tio, Nelson do Posto (PTC) às 18h34 do dia quatro de outubro, véspera da eleição.

Quatro magistrados do TRE-RJ entenderam que não houve tempo hábil para informar à população da substituição de Nelson do Posto, cuja sentença de cassação do registro fora confirmada no TSE.

Fim do monopólio

Uma das prioridades dos novos prefeitos do Leste Fluminense, que começam ou continuam suas gestões a partir de janeiro, será a questão do transporte.

Washington Quaquá (PT), de Maricá; Sérgio Soares (PP), de Itaboraí; e Aparecida Panisset (PDT), de São Gonçalo; querem acabar com o monopólio das empresas de ônibus nestes municípios.

Maricá em ordem

O prefeito eleito de Maricá, Washington Quaquá do PT, promete um verdadeiro choque de ordem na cidade a partir de 1º de janeiro. As construções irregulares já estão na mira do petista. É bom também que os carros de som avaliem bem o volume antes de circular pela cidade.

PSC cresce rumo a 2010

Os dirigentes do PSC nacional o vice-presidente, Everaldo Pereira, o secretário geral, Antonio Oliboni, o primeiro secretário, Gilberto Nascimento, o segundo vice presidente nacional, Ronaldo Ázaro e o tesoureiro Rogério Vargas estão percorrendo cada estado com o objetivo de expor propostas do partido para conhecimento de todos.

A direção nacional do PSC já visitou os Estados de Amapá, Pará, Maranhão, Ceará, Piauí, Goiás,Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

Nas visitas, os dirigentes destacaram, além do encontro nacional, que será realizado em abril do ano que vem em Brasília, o crescimento do partido, em função de uma nova dinâmica aplicada.

Em 2010 o PSC tem como meta eleger, na media, um deputado federal por Estado, ou seja, no mínimo vinte e sete deputados em todo Brasil.

O PSC pretende ainda discutir a agenda 20, que reunirá 20 tópicos -temas escolhidos para o partido defender no próximo ano.

O PSC, não é uma sigla com três letras, é um partido que tem em sua história a luta, a dedicação e o ser humano em primeiro lugar.

Dia da Bíblia

Hoje será comemorado o Dia da Bíblia, em sessão solene na Assembléia Legislativa. A iniciativa é da deputada Beatriz Santos do PRB, autora de projeto aprovado ano passado instituindo a data no calendário da Alerj. De acordo com o projeto, as comemorações acontecem anualmente, no segundo domingo de dezembro, com realização de solenidade no primeiro dia útil seguinte.

Este blog ficará na torcida para essa data não virar feriado.

domingo, 14 de dezembro de 2008

Secretaria do Comperj

Durante o encerramento do Fórum dos Governadores da ADVB-RJ para discutir o futuro do PMDB, o governador Sérgio Cabral Filho, deixou escapar que analisa com carinho a possibilidade de criar uma secretaria específica para tratar dos assuntos referentes ao Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj).

Quem se habilita ?

Paulo Rattes, o retorno

Com a ida do Leonardo Picciani para a secretaria estadual de Habitação no início do ano, Paulo Rattes, ex-prefeito de Petrópolis e pai da atual secretária estadual de Cultura, Adriana Rattes, tomará posse como deputado federal.

O chororô do PT com Cabral

O todo poderoso ex-ministro José Dirceu esteve semana passada no Rio, para tentar acalmar os “companheiros”, que se queixam do tratamento dado pelo governador Sérgio Cabral.

Alguns querem sair do governo Cabral, outros já começaram a votar contra os projetos do governo na Assembléia Legislativa. A turma de Benedita não se conforma e diz que ex-senadora está sendo “fritada”, não quer sair do governo, mas quer um tratamento mais “carinhoso”. A turma de Vladimir Palmeira quer cair fora.

A disputa por cargos na futura prefeitura de Eduardo Paes também acirrou os ânimos.

Se a missão do “bombeiro” Zé Dirceu deu certo, na próxima semana teremos a resposta. A bancada estadual do PT vai ser recebida por Sérgio Cabral e o chororô será grande.

Os “companheiros” alegam que Cabral tem tratamento vip do presidente Lula e dos ministros petistas, mas não retribui com a mesma moeda.

O PT também quer mais espaço no governo estadual.

Suspensa multa a Crivella

Por maioria dos votos, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro retirou uma multa de 20 mil UFIRs ao candidato derrotado à Prefeitura da capital Marcelo Crivella por suposta propaganda eleitoral antecipada. O juiz de primeiro grau Cezar Augusto Rodrigues Costa entendera que entrevista dada pelo senador na matéria intitulada "Projeto da Aceleração do Crescimento - PAC nas favelas do Rio de Janeiro", na edição de maio da Revista Roteiro do Poder, caracterizava-se como propaganda irregular.

MP entra com ação contra Alair Corrêa

O Ministério Público Federal entrou com uma ação de improbidade administrativa contra o deputado estadual Alair Corrêa doPMDB, prefeito de Cabo Frio, na Região dos Lagos, entre os anos de 1997 e 2004. Segundo nota divulgada pela assessoria do MPF, Corrêa teria feito aplicação irregular de recursos no plano de erradicação do mosquito transmissor da dengue (Aedes aegypti).

Ainda de acordo com a nota, Corrêa teria provocado um prejuízo de mais de R$ 566 mil (em valores atualizados), repassados por um convênio com o Ministério da Saúde. Isso, segundo o MPF, caracteriza improbidade administrativa.

O ex-prefeito não teria apresentado, ao Ministério da Saúde, as faturas, notas fiscais, os recibos e outros documentos dos gastos com as verbas federais. Segundo o MPF, Corrêa já foi condenado pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Guerra das estrelas

O ex-ministro José Dirceu passou três dias no Rio tentando acalmar a constelação.

O PT se divide hoje em duas correntes. Uma apóia do deputado federal Luiz Sérgio para vice na chapa de reeleição do Cabral em 2010. Outra quer a candidatura de Lindberg Farias, prefeito reeleito de Nova Iguaçú.

Pelo visto tem estrelas demais.

Vamos aguardar.

Deputada chama futuro vereador de bandido

Ontem a Câmara Municipal foi palco para apelos contra a violência na cidade e a favor da ética na política, durante a entrega da Medalha Pedro Ernesto ao presidente da CPI das Milícias, deputado estadual Marcelo Freixo do PSOL, concedida pela vereadora Aspásia Camargo do PV.

A deputada estadual Cidinha Campos do PDT foi convidada a integrar a Mesa e lamentou o fato de Cristiano Girão do PMN ser empossado em janeiro como vereador na Câmara Municipal.

– Ele vai fazer leis... Um bandido!

Antes de deixar a Mesa para uma sessão na Alerj, Cidinha arrancou aplausos ao louvar a coragem do homenageado.

Haja paciência

Hoje, o prefeito eleito Eduardo Paes se reunirá com todos os seus secretários em Paciência.

Paes quer a equipe unida em torno dos problemas da cidade.

Justiça nega a diplomação de Núbia Cozzolino

Ontem a juíza auxiliar da 110ª Zona Eleitoral de Magé, Luciana Mocco Moreira Lima, determinou que seja negada a diplomação da candidata reeleita à Prefeitura da cidade Núbia Cozzolino do PMDB, por abuso de poder político.

Com a decisão, ela fica impedida de assumir o novo mandato. A juíza condenou Núbia, ainda, a ficar inelegível por três anos.

Narriman Zito aguarda definição do TRE para saber se será empossada ou não no lugar na Núbia.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Versos íntimos

Em seu ex-blog de hoje, Cesar Maia, comentado o fato de dois secretários seus (Conde e Eduardo Paes) terem sido depois prefeitos e se afastado dele, lembrou um conselho que recebeu do pai:

- Sempre que isto ocorrer, leia duas vezes o poema "Versos íntimos", de Augusto dos Anjos.

O poema:

Vês! Ninguém assistiu ao formidável
Enterro de tua última quimera.
Somente a Ingratidão - esta pantera -
Foi tua companheira inseparável!

Acostuma-te à lama que te espera!
O Homem, que, nesta terra miserável,
Mora, entre feras, sente inevitável
Necessidade de também ser fera.

Toma um fósforo.
Acende teu cigarro!
O beijo, amigo, é a véspera do escarro,
A mão que afaga é a mesma que apedreja.

Se a alguém causa inda pena a tua chaga,
Apedreja essa mão vil que te afaga,
Escarra nessa boca que te beija!

Adeus DEM

Laura Carneiro e Silvia Pontes estão de malas prontas para deixar o DEM.

Há indícios que elas irão para o PP, do senador Dornelles.

Também insatisfeito, o deputado estadual Pedro Fernandes Neto, está esperando uma alteração na lei eleitoral para deixar o partido.

A barca do DEM está de partida.

Subprefeitos escolhidos

Não adianta político reclamar que não foi atendido.

Eduardo Paes já escolheu seus cinco subprefeitos.

A escolha foi feita pessoalmente pelo Paes e os contemplados foram Bruno Ramos na Zona Sul, Tiago Mohamed na Barra e Jacarepaguá, Edmar Teixeira na Zona Oeste, André Luiz na Zona Norte e Gustavo Trotta na Tijuca e Centro.

Pelo visto o atual presidente da Associação Comercial do Méier, Tuninho Aires, ficará de fora.

Vamos aguardar.

PSC fortalecido

Ontem a bancada do PSC saiu fortalecida do almoço com o governador Sérgio Cabral.

O governador deixou claro que não passa de boatos as notícias sobre a saída do PSC da secretaria estadual do Trabalho.

"Vocês estão fazendo um excelente trabalho", disse o governador.

Pelo visto, o PDT vai ter que bater em outra freguesia.

O peixe está mais vivo do que nunca.

Parente na prefeitura

O advogado Marcelo Parente será o chefe de gabinete do prefeito eleito Eduardo Paes.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Frank Aguiar confessa fraude eleitoral

O deputado federal Frank Aguiar foi eleito vice-prefeito na chapa de Luiz Marinho, ex-ministro da previdência e ex-presidente da CUT, na cidade de São Bernardo do Campo em São Paulo.

Este blog leu hoje na Coluna Panorama Político do Globo que o Frank não vai assumir e, mais ainda, vai mudar seu título eleitoral para o Piauí e concorrer a vaga de senador em 2010.

Ou seja, ele enganou o eleitor.

Frank Aguiar não era candidato de verdade a vice. Estava ali para ajudar a eleger Marinho.

Uma descarada fraude eleitoral.

PDT no Trabalho II

Agora que o PDT vai ocupar com o competente Augusto Ribeiro, a secretaria municipal do Trabalho, não se fala em outra coisa nas dependências da secretaria estadual do Trabalho, mais conhecida como SETRAB, que o PDT também vai ficar com a secretaria estadual.

Os funcionários da SETRAB já estão alertas para possíveis mudanças.

Circula forte nos bastidores da casa o nome da atual sub-secretária de formação e qualificação profissional, Márcia Cristina, que está fazendo um excelente trabalho, para assumir a secretaria.

O deputado federal Brizola Neto pelo visto terá uma forte concorrente.

Vamos aguardar.

Bancada do PSC almoça com Cabral

Conforme informou este Blog mês passado, hoje o presidente estadual do PSC, Ronald Ázaro e toda a bancada de deputados, almoçarão com o governador Sérgio Cabral.

Será discutido entre outras coisas, uma maior participação do PSC no governo estadual.

Comenta-se nos bastidores que a bancada do peixe sairá com indigestão.

Vamos aguardar.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Cesar Maia 2012, o retorno.

O prefeito Cesar Maia deu entrevista hoje no RJTV e deixou claro que pretende voltar em 2012 para prefeitura.

Faltando cerca de 20 dias para deixar o cargo que ocupou por 12 anos, o prefeito deu a entender que seus planos para a carreira política dispensam uma possível candidatura em 2010 como governador.

Enquanto a próxima eleição para prefeito não chega, Cesar deve dar aulas de gestão municipal em Madrid.

Quem será o sub-secretário municipal do Trabalho ?

No domingo na Barra da Tijuca, houve um almoço regado a vinho para discutir quem será o sub-secretário municipal do Trabalho.

Agora que o secretário foi anunciado, a disputa começa quente para saber quem será o sub.

Após a sobremesa, a dúvida continuava.

Conforme este blog anunciou semana passada, três nomes fortes disputam o cargo.

A luta continua, companheiros.

PSC fica com a secretaria da Pessoa Portadora de Deficiência

O prefeito eleito Eduardo Paes acaba de anunciar que o novo secretário da Pessoa Portadora de Deficicência, será o vereador Márcio Pacheco do PSC.

Ufa, agora é pra valer

Conforme este blog já tinha anunciado semana passada, o prefeito eleito do Rio, Eduardo Paes, acaba de anunciar o nome do Augusto Ribeiro para ser o secretário municipal do Trabalho.

Atualmente, Augusto é coordenador geral de empreendedorismo juvenil do Departamento de Políticas de Trabalho e Emprego para Juventude do Ministério do Trabalho.

Augusto é ligado ao deputado federal Brizola Neto.

Boa sorte Secretário.

PDT no Trabalho

Deu no Ancelmo:

O PDT fará barba, cabelo e bigode no Rio.

A exemplo de Lula, que deu o Ministério do Trabalho a um quadro do partido (Carlos Lupi), Cabral e Paes devem nomear para as secretarias do Trabalho os pedetistas Brizola Neto e Augusto Ribeiro, respectivamente.

E se fosse aqui ?

Milhares de manifestantes ocuparam na segunda-feira o centro de Atenas, queimando e saqueando lojas, no terceiro dia de distúrbios provocados pela morte de um adolescente pela polícia.

A indignação com a morte do garoto de 15 anos se soma ao descontentamento com a economia, o que pode ameaçar o impopular governo conservador.

Houve manifestações em pelo menos outras 10 cidades do país, inclusive nas turísticas ilhas de Creta e Corfu. Comunidades gregas protestaram também em cidades do exterior, como Londres e Berlim.

Os jovens pareciam controlar o centro de Atenas, atacando lojas, bancos e ministérios. Uma gigantesca árvore de Natal da cidade foi queimada. A polícia prendeu 35 pessoas, e mais de 50 ficaram feridas.

Na Grécia, um policial mata um garoto e a população vai para as ruas protestar, e se fosse aqui ?

Estaríamos nas ruas todos os dias protestando.

O retorno do Zaqueu

Zaqueu Teixeira, secretário de segurança do governo Benedita está de volta.

Neste final de semana, o prefeito eleito de Duque de Caxias, fez o convite que foi aceito imediatamente.

Zito diz que agora a baixada terá seu "xerife".

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Charbel é homenageado na ALERJ

A deputada estadual Sheila Gama do PDT, entregará hoje a medalha Tiradentes ao vereador Charbel Zaib do PDT .

Bela homenagem da deputada.

Parabéns, vereador !!

Serra larga na frente

Faltando dois anos para a próxima eleição, o governador de São Paulo José Serra do PSDB, lidera a pesquisa feita pelo Instituto Datafolha sobre a eleição presidencial de 2010.

Serra lidera com taxas que variam de 36% a 47%, em diversos cenários, a apenas dois anos da eleição.

O deputado Ciro Gomes (PSB) aparece como segundo colocado mas caiu de cinco a seis pontos. Já a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), subiu cinco pontos e varia de 7% a 12%. Heloísa Helena permanece estável com 14%.

A pesquisa publicada pelo jornal "Folha de S.Paulo", mostra que no cenário com Serra como nome do partido, o tucano subiu de 38% para 41%, enquanto Ciro caiu de 20% para 15%. Heloísa Helena manteve seus 14%, e Dilma subiu de 3% para 8%. Com o mineiro tucano Aécio Neves (17%), Ciro lidera (25%) e o tucano empata com Heloísa Helena (19%).

No cenário em que Ciro é retirado da disputa, Serra chega a alcançar 47%, contra 17% de Heloísa e 10% de Dilma; no mesmo cenário, com Aécio como candidato do PSDB, Heloísa assume a liderança com 27%, contra 23% do governador mineiro e 12% da ministra da Casa Civil.

No cenário em que tanto Serra quanto Aécio são apresentados como candidatos, Serra lidera com 36%, com Ciro (14%), Heloísa (13%) e Aécio (12%) embolados em segundo. Dilma aparece com 7%.

Serra lidera em todas as regiões, com melhor desempenho no Sudeste (no qual chega aos 50% dos votos no cenário sem Ciro) e no Norte/ Centro-Oeste (onde obtém 47% no cenário sem Ciro). Aécio atinge 33% no Sudeste na simulação sem Ciro.

Ciro é mais forte no Nordeste - onde alcança 34% quando Serra não é candidato-, região em que Heloísa Helena também se destaca, e chega a 35% quando disputa contra Aécio e Dilma.

Na pesquisa espontânea, Dilma já aparece com 2% - o mesmo percentual de Geraldo Alckmin (PSDB), que, dois anos atrás, teve 39% dos votos no segundo turno da eleição presidencial. Lula tem 25% de menções espontâneas, seguido de Serra com 6% e Aécio com 4%. Ciro Gomes, Heloísa Helena e Fernando Henrique Cardoso aparecem com 1%.

O Datafolha ouviu 3.486 pessoas em 180 municípios do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

PDT assume pasta da Agricultura em Itaboraí

O prefeito eleito de Itaboraí Sérgio Soares do PP, anunciou ontem, o nome de mais um colaborador.

Trata-se do ex-vereador pedetista José Renato Ferreira, que a partir de janeiro será o titular da Secretaria de Agricultura.

Segundo informou a assessoria de imprensa de Sérgio Soares, o futuro prefeito escolheu para o cargo uma pessoa de sua confiança e que tivesse conhecimentos técnicos sobre o assunto.

José Renato Ferreira foi parlamentar durante gestão anterior, quando elaborou diversas proposições voltadas para a área de produção agrícola no município, auxiliando, inclusive, o então prefeito na realização de alguns projetos.

Briga pela presidência da Câmara em Niterói esquenta o PDT

Com a entrada do vereador eleito Folly no páreo, esquenta ainda mais a briga pela presidência da Câmara Municipal de Niterói. De mansinho, os prováveis candidatos já estão se articulando em busca do apoio dos colegas. O também pedetista Felipe Peixoto considera favorável o fato de ter sido o mais votado em outubro (8.206 votos).

Companheiro de partido, Gallo, mesmo antes de se candidatar à reeleição, nunca escondeu o sonho de presidir a Casa. E Bagueira, do PPS, deve contar com o apoio do colega de legenda, o atual presidente e vice-prefeito eleito, José Vicente Filho.

A chapa está quente por lá.

Lupi vai ver Mickey Mouse

O ministro do Trabalho Carlos Lupi viaja hoje a noite para os Estados Unidos.

Segundo sua assessoria, a Disney não será mais a mesma.

Good trip, Ministro.

Paulo Ramos vai dançar

Calma, não é o que você está pensando.

O deputado estadual Paulo Ramos, presidente da Comissão de Trabalho, debaterá hoje na Alerj o projeto de lei que regulamenta a profissão de DJ.

Espera-se DJs de todos os municípios do Estado.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Bodas de prata

O deputado federal Vieira da Cunha do PDT do RS, está todo prosa. Essa semana ele comemorou bodas de prata de casamento.

Ele ganhou uma foto na galeria de ex-presidentes da Comissão de Relações Exteriores da Câmara.

Augusto é o cara !!

Acabou a novela.

O deputado federal Brizola Neto e o presidente licenciado do PDT, Carlos Lupi, bateram o martelo.

Augusto Ribeiro que cuida de políticas para a juventude no Ministério do Trabalho será o secretário municipal de Trabalho no governo Paes.

Ele foi avisado ontem que deveria estar no Rio hoje até o meio-dia.

Augusto está embarcando agora em Brasília pela TAM e irá direto para a FGV.

Este blog deseja sorte ao amigo Guto.

A marola pode virar um tsunami

A Vale informou ontem que já demitiu 1.300 pessoas desde novembro por causa da crise financeira internacional. Além disso, 5.500 funcionários entrarão em férias coletivas entre dezembro e fevereiro de 2009. Outros 1.200 funcionários foram colocados em treinamento para assumirem novas funções na companhia. O período de férias coletivas começa em dezembro, e a última turma sairá em fevereiro.

Segundo a assessoria de imprensa da Vale, as medidas foram tomadas por causa da queda das encomendas de siderúrgicas, em conseqüência da crise.

A crise está chegando e a marola pode virar um tsunami.

Jackson Lago pode ser cassado

Ontem o vice-procurador geral eleitoral, Francisco Xavier Pinheiro Filho, deu parecer pela cassação do diploma do governador do Maranhão, Jackson Lago (PDT), por abuso de poder e conduta vedada nas eleições gerais. Pinheiro Filho, em seu parecer, que vai ser votado pelos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), diz que deve ser diplomada como governadora a segunda colocada no segundo turno das eleições para o governo do Maranhão em 2006, a senadora Roseana Sarney (PMDB).

Francisco Xavier Pinheiro Filho diz, em seu parecer, que ocorreu abuso do poder econômico e de autoridade, mediante o uso eleitoral dos convênios e transferência de recursos financeiros para os municípios no ano eleitoral, inclusive no período eleitoral, o que é vedado pela Lei 9.504/97.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Garotinho quer voltar

O ex-governador Anthony Garotinho e o presidente da Alerj, deputado Jorge Picciani, encontram-se semanalmente para discutir as eleições 2010.

O assunto é sempre a candidatura ao Senado de Picciani e a candidatura ao Governo pelo Garotinho.

Se essa pajelança vingar, o ex-governador deverá ir para o PTB e não para o PSDB, como muitos acreditam.

Agora é esperar para ver.

O PSC quer mais espaço no Estado

No próximo dia 10, o governador Sérgio Cabral receberá para almoço o presidente do PSC Ronald Ázaro e toda a bancada de deputados.

O cardápio será a maior participação do PSC no governo estadual.

Vamos aguardar.

Parte da oposição no PDT não era filiada

O que muitos militantes suspeitavam o JB confirmou.

Deu na coluna Informe JB que a chapa da oposição no PDT só tinha 22 brizolistas de fato. Mais de 80 não eram filiados ao partido.

Ao Trabalho

Deu no Ancelmo:

Há uma articulação para fazer o deputado federal Leonardo Picciani, filho de Jorge Picciani, secretário estadual do Trabalho.

Nomeações em massa

Deu no O Fluminense:

Quem leu os Atos Oficiais da Prefeitura Municipal de São Gonçalo, publicados na edição de segunda-feira do Diário Oficial do Município, provavelmente levou um susto. Foi publicado o Decreto 316/2008, no qual ficam nomeados mais de 4,5 mil funcionários comissionados de diversos órgãos da administração pública do município.

O motivo desta extensa nomeação é simples: o executivo municipal precisou cumprir o estabelecido pela lei 176/08, que determina a publicação da relação de todos os funcionários que ocupam tanto cargos em comissões quanto funções gratificadas. Por isso, segundo informou a assessoria de comunicação da Prefeitura, foi publicada a listagem de todos os que permanecerão em seus devidos cargos.

Mesmo tendo sido publicada somente ontem, a nomeação, para todos os efeitos, passa a contar retroativa a 1° de outubro.

PSB, PDT e PRB decidem apoiar candidatura de Tião

As bancadas do PSB, do PDT e do PRB no Senado decidiram apoiar a candidatura de Tião Viana (PT-AC) à presidência do Senado.

O apoio será formalizado até quarta-feira. Vão ao cesto de Tião Viana oito votos: dois do PSB, cinco do PDT e um do PRB.

A eleição ocorrerá em fevereiro de 2009. Por ora, o petista freqüenta a cena como candidato único.

Tribuna da Imprensa...

A Tribuna, tradicional jornal carioca, deixou de circular desde ontem, em mais de 50 anos.

Assolada por dívidas, aguarda pagamento da União, referente aos prejuízos incontáveis que sofreu das forças da repressão. Sua versão on line, continua.

Faço daqui minha homenagem ao jornal que é figura da vida carioca, e que se Deus quiser, vai quitar com seus funcionários e fornecedores.

Nosso apelo e registro para que a União não deixe a Tribuna acabar.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Campos e Rio Bonito pedem socorro

O governador Sérgio Cabral pediu ao governo federal uma ajuda de R$ 40 milhões para as cidades atingidas pelos últimos temporais.

Os olhos estão voltados para os moradores de Campos e Rio Bonito que correm risco de serem contaminados por doenças como leptospirose, hepatite A e diarréias freqüentes após o castigo das águas.

Tem peixe na rede do Detran

O jornalista Tarcisio Baltar, dirigente do PSC, foi escolhido para ser o diretor de comunicação do DETRAN.

O PSC é conhecido como o partido do peixinho.

Acabou o tráfico no Dona Marta. Será ??

O governador Sérgio Cabral comemorou os resultados da ocupação do morro de Botafogo pela PM feita no último dia 19 e afirmou:
“Acabou o tráfico no Dona Marta. Os bandidos foram embora”.

Será governador ?

Quem não se lembra da guerra entre os traficantes em 1987 ?

Vamos aguardar..

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

PDT ficará com a sub-secretaria do Trabalho de Duque de Caxias

O futuro secretário municipal do Trabalho de Duque de Caxias será indicado pelo deputado estadual Marcos Figueiredo do PSC.

A sub-secretaria do Trabalho será indicação do PDT.

Vamos aguardar porque a disputa pela sub-secretaria já começou.

PDT nacional se reúne hoje em Brasília

A Direção Nacional do PDT convocou as direções estaduais (presidentes e secretários), Senadores, Deputados Federais e presidentes dos movimentos partidários nacionais para uma reunião que será realizada hoje, para discutir e avaliar os resultados das eleições municipais deste ano, além de analisar e aprovar um planejamento estratégico, com metas e prazos, visando as eleições de 2010. O PDT pretende priorizar a eleição de deputados federais em 2010 levando em conta a distribuição do tempo de televisão, o peso do partido no Congresso e, também, o repasse do fundo partidário.

O PDT apresentou expressivo crescimento nas eleições municipais deste ano, mantendo o aumento de seus quadros, eleição após eleição. A Executiva Nacional solicitou às direções partidárias um relatório detalhado de atividades, segundo o ofício-circular da Secretaria Nacional do PDT, o de número 017/008, datado de 5 de novembro, assinado pelo presidente nacional do PDT em exercício, Deputado Vieira da Cunha, e pelo Secretário Nacional do partido, Manoel Dias.

A reunião será no Hotel Nacional em Brasília, no Setor Hoteleiro Sul – Quadra 01 – Bloco A, o dia inteiro, segundo a seguinte agenda:
9 horas – Abertura
9h30 – Avaliação das Eleições de 2008
10h30 – Relatórios dos Estados
13 horas – Almoço
14 horas – Planejamento 2010
17 horas – Encerramento

Acompanha a correspondência assinada por Vieira da Cunha e Manoel Dias um levantamento detalhado dos resultados eleitorais de 2008: O PDT, que elegeu 306 prefeitos em 2004, elegeu 349 agora em 2008 após ter chegado a ter, na véspera da eleição de 2008, apenas 248 prefeitos devido ao fato de prefeitos eleitos terem deixado a legenda. O partido elegeu 3.249 vereadores em 2004, 227 deixaram o PDT ao longo do mandato, chegando a apenas 3.022 pouco antes da eleição. Este ano o partido elegeu 3.517 vereadores.

Em termos gerais, com os resultados de 2008, o PDT ocupa o 5º lugar entre os maiores partidos brasileiros, empatado com o PP. Outro dado é que dos 28 partidos brasileiros, apenas o PDT, o PMDB e o PT cresceram em termos de votação nominal.

Cota do Zito

O prefeito eleito de Caxias, José Camilo Zito, está escolhendo o seu secretariado.

Escolheu para ser o secretário de Meio Ambiente Samuel Maia do PT.

Zito esclarece que essa escolha foi a sua cota.
 
PageRank