terça-feira, 11 de agosto de 2009

Sesquicentenária Igreja Presbiteriana recebe Medalha Tiradentes

A Assembleia Legislativa do Rio entregou, nesta terça-feira (11/08), à sesquicentenária Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) a maior honraria concedida pelo Parlamento fluminense, a Medalha Tiradentes. Saudada como a igreja da pregação da justiça, da paz e da liberdade pelo presidente do Supremo Concílio da instituição, o reverendo Roberto Brasileiro da Silva, a IPB chega aos 150 anos recebendo esta homenagem, no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, das mãos do deputado Edson Albertassi (PMDB). “Desde a reforma protestante, a igreja que realmente trouxe a palavra que tem a intenção clara e única de dar educação ao povo foi a presbiteriana”, declarou o peemedebista, tendo a seu lado na presidência da sessão a deputada Graça Pereira (DEM). Durante o evento, o coral Louvor Perene cantou hinos de louvor e emocionou a plateia.

A democrata, que declarou ter sido “acolhida de braços abertos” pela instituição há 13 anos, destacou que a principal característica da Igreja Presbiteriana tem sido o respeito à liberdade. “É uma homenagem mais do que justa a uma organização que faz muito pelos cidadãos de todo o País”, comentou Graça. Para o presidente do Sínodo do Rio de Janeiro e coordenador da Cruzada Rio, reverendo Guilhermino Cunha, a sessão desta terça foi “solene, histórica e marcante”. “Destaco pontos muito importantes e válidos até hoje para nossas pregações: ter uma vida coerente com o que pregamos; distribuir bíblias e livros; entregar a pessoas bem preparadas a pregação do Evangelho; evangelizar indiretamente através de escolas e hospitais, e acreditar no poder da oração”, listou.

Após ser condecorado com a medalha em nome da instituição, Brasileiro da Silva disse que a honraria recebida na Alerj “completa um ciclo iniciado no dia 21 abril, quando a IPB foi condecorada com a Medalha da Inconfidência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais”. “Nossa história tem a ver com a história recente do País. D. Pedro II foi levado por um presbiteriano a conhecer as maravilhas do mundo tecnológico, foi um
presbiteriano que primeiro saiu em defesa do Brasil na Guerra do Paraguai e foi também um de nós que primeiro fez um discurso em favor da libertação dos escravos”, pontuou. O reverendo fez questão de lembrar que nesta quarta-feira (12/08) haverá um grande evento no Rio, que contará com as presenças do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do governador Sérgio Cabral, para homenagear a Igreja Presbiteriana do Brasil.

O surgimento do presbiterianismo no País resultou do trabalho missionário do americano Ashbel Simonton (1833-1867), que chegou ao Rio de Janeiro em 12 de agosto de 1859, aos 26 anos de idade. Em abril de 1860, Simonton dirigiu o seu primeiro culto em português. Em janeiro de 1862, o estrangeiro fundou a Igreja Presbiteriana do Rio. No breve período em que viveu no Brasil, Simonton, auxiliado por alguns colegas, fundou o primeiro jornal evangélico brasileiro (Imprensa Evangélica, 1864), criou o primeiro presbitério (1865) e organizou um seminário (1867).

A IPB tem sedes em vários países, sendo que dez deles estavam representandos por delegações no evento na Alerj: Angola, Bolívia, Chile, Coréia, Costa Rica, Holanda, Irlanda, Moçambique, México e Estados Unidos.

Nenhum comentário:

 
PageRank