sábado, 3 de outubro de 2009

17 milhões de brasileiros admitem ter vendido voto, segundo Datafolha

Uma pesquisa Datafolha realizada em todo o País aponta que 13% dos brasileiros afirmam ter vendido seu voto por dinheiro, emprego ou outro tipo de vantagem. O índice, aplicado ao total de 132 milhões de eleitores, representa 17 milhões de pessoas. A pesquisa "Retrato da Ética no Brasil" ouviu 2.122 pessoas em 150 municípios de 25 unidades da federação. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

Entre os que se corromperam, 10% disseram ter vendido o voto por emprego ou outro favor, 6% por dinheiro e 5% por algum tipo de presente. Alguns obtiveram dois ou mais destes benefícios ao mesmo tempo. Apesar de admitirem a prática, 94% dos entrevistados acredita que a venda de votos é condenável.

Entre os entrevistados, para 92% existe corrupção no Congresso Nacional e nos partidos políticos. O índice cai para 88% na Presidência da República e nos ministérios. Para 33%, é impossível fazer política sem um pouco de corrupção.

Um comentário:

denis disse...

Compra de votos temos o seguinte esquema: políticos colocam pessoas para ganhar altos salários, daí pegam parte desse dinheiro e guardam para campanha, só com isso eles ganham as eleições, a pessoa que empresta o nome para ganhar parado por algum tempo (4 anos normalmente) e em troca ganha um dinheirinho e aqueles cidadãos que não estão ganhando nesse perídio vendem o voto nas eleições por 1.000 tijolos, R$ 100,00, 200,00... E nesse caminho sem volta temos a população sem saúde, educação... Todos sabem desse “esquema” das quadrilhas que estão tomando conta do país, mas nada é feito, agora pergunto pq??? É lamentável convivermos com tudo isso e ver que ninguém é punido, que ninguém vai para cadeia, que a população sofre a falta de políticas dos nossos representantes, é lamentável esse Brasil que é perdido pq não temos pessoas honestas nos representando!

 
PageRank