segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Audiência Pública dos Ascensoristas (Cabineiros) na Alerj

O Corpo de Bombeiros do Estado do Rio anunciou que intensificará as fiscalizações em todos os prédios, comerciais ou mistos, do Rio de Janeiro para verificar o cumprimento da Lei Estadual 1.874/91, que obriga a presença de ascensoristas nos elevadores desses edifícios.

A mobilização dos militares foi anunciada durante audiência pública da Comissão de Trabalho, Legislação Social e Seguridade Social da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), presidida pelo deputado Paulo Ramos (PDT), realizada no dia 01/10.

O encontro reuniu representantes dos trabalhadores e dos condomínios que não cumprem tal determinação.

De acordo com o último levantamento feito pelo Sindicato dos Cabineiros do Rio de Janeiro, somente no centro da cidade 149 prédios não possuem um condutor qualificado para orientar os passageiros e controlar possíveis situações de risco dentro do equipamento. "Eu não sou contra a tecnologia. Eu sou contra o desemprego. Em muitos edifícios nós ainda encontramos desvio de função, com seguranças ou faxineiros assumindo a função do ascensorista", concluiu o presidente do sindicato, Sérgio Barbosa da Silva.

O secretário Municipal de Trabalho e Emprego, Augusto Ribeiro, foi representado por Carlos Alberto Cacau de Brito, que propôs a formação de um grupo de trabalho para cobrar maior fiscalização dos órgãos competentes. "Somente provocando o judiciário nós vamos ter soluções. Precisamos cobrar mais, pois são milhares de famílias sofrendo com a falta de emprego", comentou Cacau.

De acordo com as leis citadas durante o debate, o Corpo de Bombeiros e a RioLuz são os responsáveis pela fiscalização por parte do estado e do município, respectivamente.

Nenhum comentário:

 
PageRank