Faltando dois anos para a próxima eleição, o governador de São Paulo José Serra do PSDB, lidera a pesquisa feita pelo Instituto Datafolha sobre a eleição presidencial de 2010.
Serra lidera com taxas que variam de 36% a 47%, em diversos cenários, a apenas dois anos da eleição.
O deputado Ciro Gomes (PSB) aparece como segundo colocado mas caiu de cinco a seis pontos. Já a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), subiu cinco pontos e varia de 7% a 12%. Heloísa Helena permanece estável com 14%.
A pesquisa publicada pelo jornal "Folha de S.Paulo", mostra que no cenário com Serra como nome do partido, o tucano subiu de 38% para 41%, enquanto Ciro caiu de 20% para 15%. Heloísa Helena manteve seus 14%, e Dilma subiu de 3% para 8%. Com o mineiro tucano Aécio Neves (17%), Ciro lidera (25%) e o tucano empata com Heloísa Helena (19%).
No cenário em que Ciro é retirado da disputa, Serra chega a alcançar 47%, contra 17% de Heloísa e 10% de Dilma; no mesmo cenário, com Aécio como candidato do PSDB, Heloísa assume a liderança com 27%, contra 23% do governador mineiro e 12% da ministra da Casa Civil.
No cenário em que tanto Serra quanto Aécio são apresentados como candidatos, Serra lidera com 36%, com Ciro (14%), Heloísa (13%) e Aécio (12%) embolados em segundo. Dilma aparece com 7%.
Serra lidera em todas as regiões, com melhor desempenho no Sudeste (no qual chega aos 50% dos votos no cenário sem Ciro) e no Norte/ Centro-Oeste (onde obtém 47% no cenário sem Ciro). Aécio atinge 33% no Sudeste na simulação sem Ciro.
Ciro é mais forte no Nordeste - onde alcança 34% quando Serra não é candidato-, região em que Heloísa Helena também se destaca, e chega a 35% quando disputa contra Aécio e Dilma.
Na pesquisa espontânea, Dilma já aparece com 2% - o mesmo percentual de Geraldo Alckmin (PSDB), que, dois anos atrás, teve 39% dos votos no segundo turno da eleição presidencial. Lula tem 25% de menções espontâneas, seguido de Serra com 6% e Aécio com 4%. Ciro Gomes, Heloísa Helena e Fernando Henrique Cardoso aparecem com 1%.
O Datafolha ouviu 3.486 pessoas em 180 municípios do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
segunda-feira, 8 de dezembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário