sexta-feira, 26 de março de 2010

Campanha pelo voto aos 16 anos será lançada na Alerj

Hoje (26/03), às 13h, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e a União dos Estudantes Secundaristas do Rio de Janeiro (UEES-RJ) lançam, no Plenário Barbosa Lima Sobrinho da Assembleia Legislativa do Rio, a campanha “Se liga 16! – 2010 é a nossa vez”, que tem apoio da Alerj e da OAB-Jovem.

A campanha pretende conscientizar os jovens da importância do voto e da participação política, lembrando que 5 de maio é o último dia para requerer inscrição eleitoral ou transferência de domicílio. Segundo a presidente da UEES-RJ, Gabriela Venâncio, “é preciso mostrar que a juventude não está alienada deste processo, que ela pode apresentar um projeto para o estado do Rio e para o País, e que o voto é a forma de participação”.

A campanha “Se liga 16!” foi criada pela UNE, a Ubes e outras entidades durante a Constituinte de 88, com o objetivo não só de conscientizar os jovens para a importância do voto, mas também para pressionar os parlamentares constituintes a diminuir a idade mínima para votar. O resultado foi a inclusão, na Constituição de 88, do voto facultativo para jovens entre 16 e 17 anos. Nas primeiras eleições após a Constituinte, o alistamento de jovens foi maciço, mas, desde o final da década de 90, esse número vem caindo. Entre 2004 e 2008, o eleitorado total cresceu 7,43%, enquanto o eleitorado de 16 a 17 anos teve uma queda de 19%.

As entidades secundaristas levarão a campanha pelas escolas, onde cada estudante poderá utilizar o laboratório de informática para solicitar o título eleitoral pela internet, a grande novidade desta eleição. Basta acessar a página do Tribunal Superior Eleitoral (www.tse.gov.br) e clicar em Título NET, depois buscar no cartório da cidade.

Nenhum comentário:

 
PageRank