sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Documentário da TV Câmara narra história da esquerda brasileira

A TV Câmara lançou ontem, quinta-feira, na Universidade de Brasília (UnB), o documentário Jacob Gorender - A Esquerda Revelada. O filme, realizado pela TV Câmara para a série Memórias, mostra a vida de um historiador marxista que enfrentou perseguições de ditaduras e foi torturado, preso e obrigado a viver na clandestinidade.

O evento foi uma parceria da TV Câmara com o departamento de História da UnB e com a UnBTV, que transmitiu o lançamento ao vivo. Após a exibição do filme, foi realizado debate com Arildo Dória, diretor-geral da Fundação Astrojildo Pereira, e com Ione Oliveira, professora da universidade. A diretora do documentário, Glória Varela, fez a mediação do debate, que contou com a presença de estudantes e docentes da UnB.

Lutas políticas 
O depoimento de Gorender relembra a sua infância pobre na Bahia e o início da militância política, aos 19 anos. Formado na rígida disciplina do Partido Comunista Brasileiro, o historiador enfrentou a ditadura do Estado Novo (1937-1945), a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), as dissidências da esquerda, a prisão e tortura no regime militar de 1964 e muitos anos de vida clandestina.

A partir da sua vivência e de pesquisas realizadas depois que saiu da prisão, na década de 70, Jacob Gorender conta uma parte da história da esquerda no Brasil. Ao abandonar a militância, ele dedicou-se à pesquisa e realizou trabalhos como O Escravismo Colonial, lançado em 1978, que reforça o caráter escravista colonial do passado brasileiro.

Outro livro do autor é Combate nas Trevas, que narra a trajetória da esquerda na luta pela democracia no Brasil. O espírito crítico está presente na análise que o historiador faz das crises internas do PCB e até mesmo em pontos polêmicos, como a resistência à tortura e os "justiçamentos" (a punição, pelos próprios militantes de esquerda, de colegas suspeitos de traição).

Nenhum comentário:

 
PageRank