O Rio de Janeiro receberá, nesta segunda e terça-feira (25 e 26), o IV Seminário de Microcrédito. O evento, promovido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), terá como tema central "Crédito e Trabalho - Os caminhos para o desenvolvimento" e debaterá assuntos diretamente ligados ao fomento dos microempreendimentos. Durante o evento o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, divulgará o Balanço 2009 do programa.
O principal objetivo do seminário é debater políticas de crédito para as pequenas unidades produtivas. Os participantes poderão acompanhar palestras e painéis sobre sustentabilidade nas organizações de microcrédito; público-alvo do microcrédito; estratégias e incentivos para preparar um cliente para ser um Empreendedor Individual; serviços financeiros como microsseguro e moeda social; entre outros temas.
A programação ainda contemplará oficinas que ensinarão aos participantes como formalizar o seu negócio, o que são as garantias solidárias e sua força, a utilização do SICONV e educação financeira. Também serão realizadas apresentações teatrais ligadas ao tema do evento.
Para o Ministro Carlos Lupi, o seminário é mais uma oportunidade de ressaltar à sociedade a importância do microcrédito para o país. "Espero que esse evento seja mais um passo rumo ao crescimento e à consolidação de um setor que tanto tem contricuído para a geração de trabalho, para inclusão social e para uma melhor distribuiçãi de renda entre os brasileiros".
O público estimado para os dois dias de evento é de cerca de 500 pessoas de todo Brasil, entre operadores, agentes financeiros, especialistas em microcrédito, estudantes e microempreendedores.
A realização do IV Seminário de Microcrédito conta com o apoio do BNDES, do SEBRAE, da Caixa Econômica Federal e do Instituto Nordeste Cidadania, que também é um dos realizadores do seminário.
PNMPO - O Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO) foi instituído pela Lei nº 11.110/2005 com o objetivo de gerar trabalho e renda entre os microempreendedores populares por meio do acesso ao microcrédito. Podem participar do PNMPO microempreendedores que têm pequenos negócios no campo da produção ou comercialização de bens e serviços, formais ou informais, com faturamento anual de até R$ 120 mil; pessoas que querem abrir o seu próprio negócio; e grupos estabelecidos, como associações, cooperativas, sindicatos de classe, entre outros.
domingo, 24 de janeiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário