segunda-feira, 20 de abril de 2009

Segurança em crise

Quem mora no Rio já se acostumou.

Tiroteios, explosão da criminalidade, com número recorde de assaltos nas ruas, o avanço das milícias, a proliferação do crack e pior, divergência na cúpula da nossa polícia.

O que o carioca não pode negar é que existe uma grave crise de comando na segurança pública do Estado do Rio de Janeiro.

O que está acontecendo hoje é que os comandos das polícias militar e civil, ignoram diversas ordens do secretário Beltrame.

Existe hoje vários grupos dentro da polícia que formam grupos independentes, criando suas próprias diretrizes e regras. Entre os dois comandos há conflitos graves.

O resultado não poderia ser outro.

Parece até time de futebol. Quando um time tem uma seqüência de derrotas, ao invés de demitir a cúpula do clube, quem perde o emprego é sempre o técnico.

Com a nossa polícia está sendo igual.

O secretário de segurança Pública, José Mariano Beltrame, exonerou o chefe de Polícia Civil, Gilberto Ribeiro. Quem assumiu a chefia da Polícia foi o chefe do Departamento de Polícia Especializada, delegado Allan Turnowski, que passou por vários cargos de direção da Polícia Civil do Rio ao longo de sua carreira.

A falta de comando é responsável pela assustadora queda da produtividade policial no Rio de Janeiro, comprovada até mesmo nos índices oficiais.

Ignorar isso, como está acontecendo é uma irresponsabilidade.

E o nosso governador faz de contas que não é com ele.

Se pelo menos ele viajasse menos e governasse mais, já seria uma grande vitória.

Nenhum comentário:

 
PageRank