Os estudantes de todo o estado terão um único cartão que unificará a passagem de ônibus, o registro de presença na sala de aula e a merenda, substituindo o atual RioCard. De acordo com o superintendente de Tecnologia da Informação da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), Sérgio Mendes, o novo serviço será implantado em 50 escolas públicas do estado a partir do dia 3 de setembro, mas atenderá, gradativamente, as outras 1.500 unidades de ensino até o fim do ano. “Temos algumas divergências com a secretaria quanto à multi-utilização do cartão, mas é um projeto positivo, especialmente por ser único. Se todas as identificações puderem estar num só cartão, é muito bom. Agora, ele tem também que integrar esses serviços com as barcas e o metrô”, avaliou o presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Rio, deputado Comte Bittencourt (PPS), que, na quarta-feira (12/08), realizou uma audiência para tratar do assunto.
Além disso, a comissão pretende ainda debater com o Poder Executivo a integração da administração do transporte escolar público entre estado e municípios, principalmente os do interior que têm o serviço feito por pequenas empresas particulares. De acordo com o representante da Seeduc, dos 31 mil estudantes cadastrados no interior, apenas metade é atendida pelos transportes públicos. “É essencial garantir o direito à educação, especialmente nas áreas distantes, como na zona rural. O que queremos é, através de uma iniciativa do Legislativo, em acordo com o Governo do estado, institucionalizar esse programa de transportes”, avaliou o deputado Comte Bittencourt (PPS).
Durante o encontro, também foi debatida e confirmada a necessidade de implantação de um suporte aos municípios que não possuem condições de manter um programa de serviços de transporte próprio – assim sendo, haveria um aporte maior de recursos em certas cidades para corrigir as desigualdades. Para o deputado Marcelo Freixo (PSol), membro suplente da comissão, há a necessidade de um maior investimento, principalmente na zona rural, para diminuir a evasão escolar. “A minha preocupação é que a escola perdeu o encanto e, se o aluno ainda tiver dificuldades de ir e vir, isso se torna fatal. É fundamental uma maior transparência e investimento. É preciso um programa específico e uma gestão integrada entre estado e municípios”, afirmou Freixo.
segunda-feira, 17 de agosto de 2009
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