quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Paz e voto consciente são desejos de Cristovam para 2010



Em seu último discurso do ano, ontem (22/12), o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) manifestou a vontade de que os brasileiros façam bom uso do voto nas eleições do ano que vem, desejando também que cada um obtenha todos os tipos de paz. Ele citou texto de dois mil anos, do povo Aymara, da Bolívia, que descreve os sete tipos de paz que todo ser humano deve possuir para poder viver.

Segundo o senador, esses indígenas não se contentavam em desejar paz, mas defendiam um conjunto de condições para a existência dessa paz. Assim, o primeiro tipo de paz deveria ter cunho sobrenatural e originário de cima.  "Uma paz com Deus, uma paz com as forças do cosmo inteiro. Ninguém está em paz se não está em paz com essas forças superiores", disse. O segundo tipo, continuou Cristovam, viria da terra, e estaria relacionado com o equilíbrio da vida no planeta e com a natureza.

A paz em sua terceira vertente é aquela situada ao lado esquerdo da pessoa, e que diz respeito à família. O quarto tipo, localizado do lado direito, tem ligação com os vizinhos, mas também e atualmente, com todos os demais habitantes do planeta.A quinta modalidade de paz é a que fica à frente de cada um, mas, paradoxalmente para nós, observou o senador, refere-se ao passado. Para o povo Aymara, essa paz é aquela de quem não tem remorsos pelo que fez no passado e assim pode olhar para frente.

A sexta paz tem sentido para trás e com o futuro de cada um, de um futuro sem medo e sem temor do que será necessário enfrentar, explicou o senador. Finalmente, o sétimo tipo de paz é aquele que o ser humano precisa encontrar dentro de si mesmo.
- Eu desejo a cada brasileiro esses sete tipos diferentes de paz. A paz com os deuses, com a terra, com a família, com o vizinho, com o passado, com o futuro, e uma paz para dentro, para dentro de cada um - disse o parlamentar. Ele reforçou a necessidade de paz para que, em 2010, os brasileiros possam escolher um novo rumo para o país, no momento das eleições.

Agência Senado

Nenhum comentário:

 
PageRank