sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

As lições do Natal


Natal é essencialmente uma festa cristã familiar. 
É no Natal que as famílias se encontram, se confraternizam e trocam presentes.
Mas, afinal, o que o Natal pode nos ensinar, especialmente nos relacionamentos familiares?



Natal nos ensina a lição da doação
Natal é doação. O primeiro Natal foi um ato doador de Deus à humanidade. Deus nos presenteou Jesus.
Natal nos ensina que em família devemos nos doar uns aos outros. Doar o nosso melhor para que construamos uma família feliz e harmoniosa.
Muitas vezes queremos só receber. Não nos conscientizamos que em qualquer relacionamento, a base é a doação.



Natal nos ensina a lição do companheirismo
No primeiro Natal encontramos essa mensagem. José esteve ao lado de Maria todo o tempo. Ao lado de Maria para proteger, para segurar-lhe a mão, para enxugar o suor do seu rosto, para dar aquela palavra de encorajamento.
Que neste Natal aprendamos e vivamos, acima de tudo, a lição do companheirismo. Que não nos abandonemos uns aos outros, mesmo que o outro não dê motivo para nossa companhia.



Natal nos ensina a lição do milagre
Uma criança nascer, nas circunstâncias em que Jesus nasceu, só mesmo um milagre. Natal nos lembra que milagres aconteceram não somente nos tempos bíblicos, mas acontecem também nos dias de hoje. Que milagres precisam acontecer no seu casamento e na sua família? Creia!


Natal nos ensina a lição da humildade
Jesus não nasceu num palácio ou num berço de ouro. Foi numa manjedoura que o Filho de Deus veio ao mundo.
Natal é tempo de refletir sobre o valor da humildade. Humildade nos relacionamentos, em nossas palavras e atos.



Natal nos ensina a lição da obediência
Maria é exemplo de mulher que obedeceu a Deus desde a primeira hora que recebeu a mensagem do anjo que seria mãe do Filho de Deus.
José também é exemplo de obediência. Desde o momento que recebeu a palavra do anjo de que o menino que estava sendo gerado no ventre de Maria era uma obra do Espírito, nunca deixou de obedecer as orientações divinas.



Natal nos ensina a lição do amor e paz
Jesus é a maior prova do amor de Deus para a humanidade.
Devemos, no Natal, nos lembrar que a vontade de Deus para a humanidade é que o amor e paz dominem os corações das pessoas, especialmente na família. Não a guerra, a contenda e as disputas.



Que neste Natal e durante todo o ano de 2010, você dê mais de si para a construção de uma família feliz. Esteja sempre ao lado de sua esposa, de seu filho, pais e avós. Acredite: milagres acontecem hoje porque Deus é o mesmo e nunca mudará.

Seja humilde em sua família. Obedeça a Deus e sejam submissos uns aos outros em família. Ame e seja um mensageiro da paz por onde passar, especialmente no seu lar.

Feliz Natal!

Abençoado 2010!

Texto: Gilson Bifano

Nenhum comentário:

 
PageRank