quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Acordo possibilita realização de estudos sobre mundo do trabalho nos pequenos negócios

O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, e o presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, assinaram na terça-feira (08/12) acordo de cooperação técnica para elaboração, divulgação e publicação de estudos e estatísticas sobre a participação das micro e pequenas empresas na geração de emprego. O trabalho terá por base dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), cabendo ao Sebrae a análise desses dados com foco nos pequenos negócios.

Atualmente o Sebrae já utiliza dados do Caged para verificar a participação das micro e pequenas empresas na geração de empregos. Em outubro, por exemplo, dos 230.956 novos empregos criados no País, 75% foram gerados pelas micro e pequenas. Conforme Paulo Okamotto, as análises serão mais detalhadas e vão envolver desde os números da participação do segmento na geração de empregos e como se dá essa participação incluindo, por exemplo, região, sexo, idade e grau de escolaridade desses trabalhadores.

O trabalho, explicou, servirá de base para definição de políticas públicas por parte dos governos e programas específicos do Sebrae, tanto para os micro e pequenos empreendimentos quanto para seus empregados. Ele informou que os estudos subsidiarão mudanças na própria estratégia do Sebrae relativa à abordagem dos empreendedores. Atualmente, lembrou, o Sebrae prepara consultores para deflagrar o chamado atendimento negócio a negócio, que levará orientação aos empreendedores diretamente nos seus locais de trabalho.

O presidente do Sebrae também prevê estudos focados em públicos específicos dentro do mercado de trabalho dos micro e pequenos negócios, como mulheres e jovens. “Queremos conhecer melhor essa realidade e trabalhar outros programas destinados especialmente às mulheres”, disse. Essa também é a intenção com relação aos jovens.

“Queremos saber como eles chegam ao mercado de trabalho das micro e pequenas empresas, verificar como o Sebrae e até mesmo o envolvimento de outras instituições do sistema “S” e de órgãos do próprio governo podem contribuir para que eles continuem sua capacitação e sua educação formal”, destacou.

Para Okamtotto, esse trabalho representará benefícios tanto para as empresas quanto para os trabalhadores. Para o ministro Carlos Lupi, trata-se de oportunidade de levar capacitação aos empreendedores, “para que tenham melhores resultados nos seus investimentos”.

Também participaram do evento o secretário-executivo do Ministério, André Peixoto, o diretor de Administração e Finanças do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, a gerente de Gestão Estratégia da Instituição, Raissa Rossiter, além de técnicos das duas instituições.

Fonte: Sebrae

Nenhum comentário:

 
PageRank