A Assembleia Legislativa do Rio aprovou ontem (17/09), em segunda discussão, a proposta que poderá fazer com que o Corpo de Bombeiros equipe seus veículos de atendimento com desfibriladores semiautomáticos externos, para atendimento pré-emergencial de casos de parada cardiorrespiratória.
O projeto, de número 2.088/99, é assinado pelo deputado Sabino (PSC). "As paradas cardiorrespiratórias são responsáveis pela morte de mais de 50 mil pessoas por ano no Brasil. A arritmia cardíaca, conhecida como fibrilação ventricular, é responsável por 90% dessas mortes. Contudo, observa-se que a realização do procedimento de desfibrilação se mostra fundamental para aperfeiçoar o atendimento desses eventos", defende o deputado, lembrando que os bombeiros são sempre acionados nestas emergências.
A proposta traz a necessidade de que a corporação ofereça cursos de capacitação, acompanhados de cardiologistas, para o uso dos aparelhos; e prevê que a quantidade dos aparelhos seja definida na regulamentação, tendo como base a população atendida por cada batalhão.
O texto será enviado ao governador Sérgio Cabral, que terá 15 dias úteis para sancionar ou vetar a proposta.
sexta-feira, 18 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário