quarta-feira, 5 de novembro de 2008

A vitória de Obama

A vitória de Barack Obama é sem dúvida um momento histórico para a Humanidade. Um senador negro, de família de origem islâmica, ainda por cima em um momento tão conturbado para a economia mundial, para muitos era impensável que conseguiria se eleger na maior e mais poderosa nação do mundo.

Mas, o slogan da campanha de Obama, “Sim, nós podemos” representou a vitória da esperança dos americanos. Mais do que isso significa a vitória do preconceito, seja de raça ou de religião. E acima de tudo significa a personificação do sonho de Martin Luther King, de que um dia, os americanos seriam tratados iguais, independente de serem negros ou brancos.

É claro, que muito ainda há para caminhar nos Estados Unidos para derrotar todos os preconceitos. Obama terá pela frente um desafio enorme, depois da crise econômica que se espalhou pelo mundo e está empurrando todos os países para a recessão. A relação dos Estados Unidos com o Brasil também tem muitas interrogações.

Mas é inquestionável, do ponto de vista histórico, a importância e todo o significado da vitória eleitoral de Barack Obama. Até por que os efeitos se propagarão para outras nações.

O Brasil também pode renovar suas esperanças. Sim, nós também podemos. As recentes eleições municipais nos mostraram que as pessoas estão cansadas do velho método de se fazer política. Querem a mudança. É claro, que em algumas regiões do Brasil esse sentimento é maior ou menor.

Mas tudo começa com o primeiro passo. A democracia americana tem séculos de vida. A nossa está em vigor só desde 1979. Um dia chegará a vez do Brasil renovar suas esperanças. Basta cada um de nós acreditar e lutar por esse sonho.

Nenhum comentário:

 
PageRank