quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Vitórias sobre o preconceito

Hoje é o Dia da Consciência Negra. No Brasil embora a maioria das pessoas afirme que não pratica a discriminação, ainda existe muito preconceito não assumido.

Pesquisa feita no Rio de Janeiro pelo IBPS, mostrou que 98% dos cariocas dizem que votariam em um negro para presidente da República. É claro que isso é um avanço influenciado pela vitória de Barack Obama nos Estados Unidos. Mas ainda existe um longo caminho a ser percorrido, até que as oportunidades sejam iguais entre brancos e negros.

Hoje a maioria dos presos do sistema penitenciário é de negros. Em compensação a maioria dos executivos nas empresas é formada por brancos. Na questão salarial, uma pesquisa comprova que na mesma função, brancos ganham mais do que negros. Nas novelas, o ator Milton Gonçalves reclama nos jornais de hoje, que os negros continuam recebendo papéis secundários, de motorista e empregada doméstica. Segundo ele, avançamos pouco nessa área.

No dia a dia, basta acompanharmos o comportamento dos policiais nas ruas para constatarmos o preconceito. Nas operações policiais nas comunidades, os negros são os mais visados nas revistas. E não vamos tapar o sol com a peneira, muitas pessoas brancas dizem que não têm preconceito, mas não gostariam que seus filhos se casassem com negros.

É preciso assumir que nós brasileiros somos uma mistura dos portugueses, com os negros africanos e os índios nativos.// Não existe por que uns se considerarem superiores ou melhores do que os outros.

Mas infelizmente a intransigência e a ignorância ainda são responsáveis por atos condenáveis, como o que aconteceu com o compositor Dudu Nobre e sua mulher Adriana Bombom. Um comissário de uma empresa aérea americana ficou imitando um macaco para provocar o sambista. Isso tem que acabar. Por isso é importante denunciar o preconceito.

Com certeza os negros conseguiram grandes conquistas nos últimos tempos, que certamente vão influenciar a sociedade e principalmente as próximas gerações. Quando vemos um piloto negro, Lewis Hamilton se tornar campeão mundial de Fórmula 1, que é um esporte de elite, isso é um grande passo contra o preconceito.

Quando assistimos, uma sociedade conservadora como a americana, passar por cima do preconceito e eleger um presidente negro, justamente no momento da maior crise econômica de várias décadas, isso também é uma grande vitória.

A verdade é que entre o discurso e a ação ainda existe uma grande diferença, mas o Brasil está evoluindo na questão racial. Se vencermos o preconceito e cada um der o exemplo, um dia ainda vamos todos ser apenas brasileiros, não interessa se brancos, negros ou índios. Apenas brasileiros. É isso que queremos.

Nenhum comentário:

 
PageRank