O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) elogiou o governo federal por investimentos em obras de saneamento ambiental em andamento no país. De acordo com o senador, já começaram as obras no abastecimento de água e na coleta de esgoto sanitário em 19 estados, que beneficiarão 90 municípios.
- O país ainda está longe do ideal em saneamento ambiental. No entanto, o montante de recursos começa a mudar essa realidade. O governo federal, por meio da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental, liberou um total de R$ 4,5 bilhões para obras no setor - informou Crivella, ressaltando que o estado do Rio de Janeiro recebeu R$ 486 milhões para obras sanitárias e de abastecimento de água.
O senador também informou que a secretaria, que é vinculada ao Ministério das Cidades, já iniciou pesquisa nacional sobre o saneamento básico brasileiro, com o objetivo de avaliar a realidade do saneamento no Brasil.
Infelizmente, acrescentou Crivella, apenas 50% das residências brasileiras têm coleta de esgoto, tendo o restante de utilizar as chamadas valas negras ou fossas sépticas, o que muitas vezes compromete a saúde da população e contamina o lençol freático.
- Gostaria apenas de dar essa boa notícia ao Brasil: o governo federal está preocupado com a saúde pública e está investindo, pesadamente, no saneamento - disse.
Agência Senado
sexta-feira, 11 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário