segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

PDT pretende lançar candidatura própria

O ex-governador Leonel Brizola – falecido em 2004 – se vivo estivesse teria muito orgulho do partido que fundou há 28 anos, o PDT. A legenda, hoje comandada pelo ministro do Trabalho, Carlos Lupi, teve crescimento expressivo em todo o País, principalmente no Estado do Rio. Conquistou a prefeitura de dois importantes municípios do Leste Fluminense nas eleições de outubro: Niterói e São Gonçalo. Para coroar o êxito, elegeu a maior bancada nas câmaras de vereadores das duas cidades. Resultado anima direção da legenda a pensar em nome próprio para disputar Governo do Estado, Senado e Presidência da República, em 2010.

Em Niterói, Jorge Roberto Silveira obteve 60,28% dos votos no primeiro turno do pleito e iniciou em 1º de janeiro o quarto mandato dele como prefeito. Além disso, a bancada do partido na Câmara, que em 2005 era de três parlamentares (Felipe Peixoto, Carlos Alberto Magaldi e Zaff) aumentou para seis em 2009, com a reeleição de Felipe e Luiz Carlos Gallo (que filiou-se à sigla em 2007) e a eleição de Edgar Folly, Sérgio Fernandes, Emanuel Rocha e Sérgio Fernandes. Magaldi saiu do PDT em 2005 e entrou em 2007 no PP, pelo qual foi re-eleito.

"O êxito nas urnas deveu-se a um acúmulo de trabalho político nos últimos quatro anos, quando estivemos afastados da Prefeitura. Atuamos sobretudo nas comunidades. A campanha de Jorge Roberto Silveira para prefeito também impulsionou muito as campanhas proporcionais", analisou a presidente municipal da sigla, Eva Ramos.

Em São Gonçalo, o PDT re-elegeu Aparecida Panisset no primeiro turno (com 56% dos votos), além de re-eleger cinco vereadores: Dilvan Aguiar, Jorge Mariola, Geiso Turques, Ricardo Pericar e Dílson Drumond. Em 2004, não elegera nenhum.

"Tivemos um crescimento extraordinário na última eleição. Pela primeira vez a cidade re-elegeu um governante. O retorno de Panisset ao partido foi fundamental para re-organizarmos a legenda. Ela foi vereadora de 1992 a 2001 pela sigla", comemorou o presidente do PDT gonçalense, Henrique Porto.

No Estado – O PDT conquistou prefeitura em outros três municípios: Paty do Alferes, Armação de Búzios e Cordeiro. Obteve ainda a vice-prefeitura em São João de Meriti, Nova Iguaçu, Itaboraí, Itaguaí, Resende, Mendes, Rio Claro, Cardoso Moreira, Carapebus, Porto Real e Italva. Sem falar a participação nos governos de 38 municípios fluminenses, através de coligações. De acordo com o secretário-geral do PDT regional, Carlos Corrêa, os pedetistas almejam muito mais.
"As vitórias que obtivemos nas eleições de outubro são fruto do trabalho de re-organização do partido que fizemos nos últimos anos. Os resultados foram o que esperávamos", afirma o dirigente regional da sigla.

Agora, os olhos estão voltados para 2010.

"Vamos começar a preparação, com suporte político aos nossos eleitos. Teremos candidato ao governo estadual e ao Senado. Ainda estamos vendo os nomes. O Lupi é uma alternativa. Para a Presidência, a mesma coisa", afirmou o secretário.

Nenhum comentário:

 
PageRank