domingo, 21 de fevereiro de 2010

Ibope: ''Ciro garante segundo turno''

Na pesquisa Ibope/Diário do Comércio divulgada ontem o governador José Serra (PSDB) é o pré candidato à Presidência com o mais baixo índice de rejeição. O mais rejeitado, Ciro Gomes (PSB), aparece como "garantia" de segundo turno.


Serra aparece no levantamento com 11 pontos percentuais à frente da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT). Serra tem 36% e Dilma, 25%, em um cenário de disputa com Ciro (11%) e a senadora do PV Marina Silva (8%). Quando Ciro sai de cena, Serra e Dilma sobem, com 41% e 28%, respectivamente, e Marina oscila para 10%, dentro da margem de erro, que é de dois pontos percentuais. O cenário indica que, se a eleição fosse hoje, sem Ciro na disputa, o governador tucano poderia ganhar no primeiro turno. "A presença de Ciro é como uma garantia da existência de um segundo turno. Sem ele, aumenta a probabilidade de a eleição se resolver no primeiro turno", afirma Márcia Cavallari, diretora do Ibope Inteligência.

Em um eventual segundo turno, Serra ganharia de Dilma por 47 pontos a 33, segundo a opinião dos 2.002 entrevistados em 144 municípios de todo o país. Registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo 3196/2010, a pesquisa foi realizada de 6 a 9 de fevereiro. Em comparação com a pesquisa Ibope/CNI, de dezembro de 2009, a ministra Dilma cresceu oito pontos percentuais e o tucano perdeu dois pontos.

Nenhum comentário:

 
PageRank