segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

MTE capacitará trabalhadores para a indústria do samba

Na sexta-feira (05/02), foi realizado na Cidade do Samba, o lançamento do Plano Setorial de Qualificação (Planseq) dos Trabalhadores para a Indústria do Carnaval - Segmento Escola de Samba. O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, participou do evento.


O projeto - pioneiro para o setor - visa  à capacitação social e profissional de mais de 9.450 trabalhadores dos estados do Rio de Janeiro (5.000), São Paulo (3.000), Santa Catarina (350), Espírito Santo (600) e Maranhão (500).  A meta é de que, ao final do curso, 2.835 educandos sejam incluídos no mercado de trabalho, correspondente a 30% dos trabalhadores beneficiados com a qualificação social e profissional oferecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).


Para atender a demanda da indústria do carnaval, serão oferecidos cursos de cenógrafo, decorador, escultor/aderecista, chapeleiro, confecção de instrumentos, percussão, serralheiro, costureira e marceneiro. As aulas terão duração de 200 horas, divididas entre teóricas e práticas, nos módulo Básico; da Cidadania (40h) e Profissional - Específico (160h).

O valor total do Planseq Indústria do Carnaval é de R$ 7,46 milhões, sendo que R$ 7 milhões são do MTE, provenientes do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Planseq Indústria do Carnaval - Por meio de cursos profissionalizantes, tem como finalidade preparar o trabalhador para atividades geradoras de renda. Podem participar jovens a partir de 18 anos e adultos moradores de comunidades e adjacências das escolas de samba, que estejam ou não envolvidos com a produção do carnaval em suas comunidades, mas que necessitam de uma oportunidade de qualificação para a inserção no mercado de trabalho.

Planseq - Os Planseqs fazem parte do Plano Nacional de Qualificação (PNQ), do MTE. Sua execução ocorre por meio de convênios firmados com entidades sem fins lucrativos, selecionadas por meio de Chamada Pública de Parcerias. A demanda por qualificação é identificada em setores econômicos, visando oportunidades de geração de trabalho e renda nas populações vulneráveis. Os Planseqs têm sido implementados em todo o país desde 2004.

Nenhum comentário:

 
PageRank