terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

TRE-RJ quer que eleitor regularize o título sem filas

No dia cinco de maio, encerra-se o prazo para realizar novas inscrições, transferência de domicílio eleitoral ou revisão de dados pessoais a tempo de votar nas eleições 2010. Quem quiser evitar o desconforto das filas deve comparecer o mais breve possível à Zona Eleitoral, como recomenda o corregedor regional eleitoral do Rio de Janeiro, juiz Luiz de Mello Serra. “Infelizmente, é grande o número de pessoas que deixa para regularizar a situação às vésperas do encerramento do prazo”, explica o corregedor. “Os maiores prejudicados são os próprios eleitores e as Zonas Eleitorais, que ficam sobrecarregadas sem necessidade”, lamenta.

No Rio de Janeiro, há 248 Zonas Eleitorais à disposição dos 11.353.065 eleitores fluminenses. Elas funcionam de segunda a sexta-feira, de 11h às 19h, e os endereços e telefones podem ser consultados no site www.tre-rj.gov.br. Para efetuar a inscrição ou qualquer alteração no título, basta que o eleitor compareça à Zona Eleitoral que atende o seu bairro com o comprovante de residência atual e documento de identidade. Para requerer a transferência, o eleitor deve levar também o título antigo. Eleitores maiores de dezoito anos que vão fazer a primeira inscrição devem apresentar a certidão de alistamento militar. Já a segunda via do título pode ser requerida até 23 de setembro.

Todos os serviços prestados pela Justiça Eleitoral são gratuitos. Porém, em casos como o de ausência à votação sem justificativa, o eleitor está sujeito a pagamento de multas. Mesmo assim, esses casos são resolvidos na própria Zona Eleitoral em que a regularização do título é requerida.

Nenhum comentário:

 
PageRank