sexta-feira, 19 de março de 2010

Unidade Sindical Trabalhista decide apoiar Brizola Neto (PDT/RJ)

A Unidade Sindical Trabalhista realizou duas importantes reuniões nos dias dois e dezesseis de Março, no Gabinete do Vereador Leonel Brizola Neto (PDT/RJ), grande apoiador do Movimento Sindical. Definiu-se a estratégia para a defesa dos direitos dos trabalhadores nas eleições de 2010.


Participaram das reuniões o Coordenador-Geral Marcelo Gonçalves, o Secretário-Geral Vinícius Nogueira, o Coordenador do Setor de Saneamento Alex Bastos, o Coordenador do Setor de Saneamento do Norte-Noroeste do Estado do Rio de Janeiro Márcio Tayão, o Coordenador do Setor de Segurança Everton Gomes, o Coordenador do Setor de Informática Ednei Nogueira, os Coordenadores do Setor de Energia Elétrica Milton Nazareno e Marcus Vinícius, e a Coordenadora dos Servidores Públicos Tatiana Alves. Foram convidados: o Sindicalista Urbano que é o Vice-Presidente do Sintergia e o ativista-sindical Aldair da Barra, membro da UST-Saneamento. A ausência do Vice-Coordenador Geral Marcelo Peres se deu em função do seu plantão na Cedae.


Os sindicalistas decidiram por unanimidade apoiar a candidatura à reeleição do Deputado Federal Brizola Neto (PDT/RJ) tendo em vista sua honrosa postura desde 2004, quando foi eleito vereador da cidade do Rio de Janeiro. O grupo entende que Brizola Neto sempre exerceu princípios de ética e moral procurando fazer de seu mandato uma ferramenta da luta pela educação e pelo trabalhador. Eleito Deputado Federal em 2006, seguiu com as mesmas referências históricas de Vargas, Jango e Brizola. Em 2009, chegou à posição de líder da bancada do PDT na Câmara dos Deputados. A UST, grupo que representa diversos ramos e segmentos da classe trabalhadora, reconhece o Deputado Federal Brizola Neto como legítimo representante da classe trabalhadora e dos movimentos sindicais.


Dentre as várias atividades, foi definido como prioridade:

A publicação de um Boletim trabalhista e periódico. Visando alcançar a ampliação dos horizontes do conhecimento dos trabalhadores levando-os a participar, a exigir, a criticar, e a criar demandas para seus representantes. O Boletim será um instrumento de informação não só para a classe trabalhadora como para toda a família trabalhista.

Formação Sindical. Acontecerá em Abril o primeiro Curso de Formação Sindical destinado aos dirigentes dos diversos ramos e segmentos que integram o grupo. Serão abordados assuntos como: História do Trabalhismo. História do Sindicalismo; Sindicalismo e Liderança Sindical; Aspectos de uma Assembléia Geral; Eleições Sindicais; Legislação Trabalhista; Negociação Coletiva; Segurança e Medicina do Trabalho. A coordenação e elaboração dos cursos estão sob a responsabilidade do Coordenador do Setor de Segurança Everton Gomes (também Presidente Estadual da Juventude Socialista do PDT no Rio de Janeiro) e do Diretor Estadual de Formação da Juventude Socialista do PDT no Rio de Janeiro, Wendel Pinheiro.

Apoio à manifestação em defesa do projeto dos movimentos sociais para exploração do petróleo, com retomada do monopólio estatal e da Petrobrás 100% estatal e pública. O grupo participará do Ato “Leilão é privatização: O petróleo tem que ser nosso!” que acontecerá no dia 22 de março de 2010, às 18h, no Clube de Engenharia.

Trabalhar para que a Cedae volte a ser a responsável direta pela administração das Estações de Tratamento e por todo o processo de saneamento da AP5. Em fevereiro de 2007, através de um convênio assinado entre a Cedae e a Prefeitura do Município do Rio, o tratamento de esgoto da área de planejamento n° 5 (AP5) que consiste nos seguintes bairros da Zona Oeste: Deodoro, Vila Militar, Campos dos Afonsos, Jardim Sulacap, Magalhães Bastos, Padre Miguel, Bangu, Gericinó, Senador Camará, Santíssimo, campo Grande, Senador Vasconcelos, Inhoaíba, Cosmos, paciência, Santa Cruz, Sepetiba, Guaratiba, Barra de Guaratiba e Pedra de Guaratiba passou a ser realizado pela Empresa Rio Águas.

Apoio às lutas dos aprovados em concursos públicos. A coordenadora dos servidores públicos, Tatiana Alves, está organizando as comissões de concursados da Guarda-Municipal e dos aprovados no concurso dos auxiliares de controle de endemias. Um plano de lutas foi traçado e está sendo executado para que os aprovados sejam convocados.

Elaboração de uma pauta com propostas Trabalhistas. O grupo reunirá num documento reinvidicações do movimento sindical e encaminhará ao Ministro Lupi. A intenção é que este documento influencie os candidatos do PDT e sirvam como referência a possíveis coligações do Partido nas eleições de 2010.



Este Blog esteve na reunião e apoia integralmente a Unidade Sindical Trabalhista.

Vamos agir !!!

Um comentário:

Unknown disse...

Apoio incondicionalmente a reeleição do Deputado Federal Brizola Neto (PDT/RJ)

A vitória é nossa companheiros.

Parabéns LOBO pela excelente cobertura dos fatos, que marcarão pra sempre essa época.

Pois o futuro só a DEUS pertence.

 
PageRank