quarta-feira, 14 de abril de 2010

Sensus aponta empate entre Dilma e Serra

Pesquisa Sensus divulgada nesta terça-feira (13/04) mostra os pré-candidatos à Presidência José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) empatados pela primeira vez. O tucano, segundo a pesquisa, tem 32,7% da intenções de voto, enquanto a petista aparece com 32,4%.

Ciro Gomes (PSB), que ainda não decidiu se disputará a presidência, tem 10,1% e Marina Silva (PV), 8,1%. Votos brancos e nulos somam 7,7%. 9,1% não souberam ou não responderam.

No cenário sem Ciro Gomes, Serra atingiu 36,8% e Dilma, 34%. Já Marina sobe para 10,6%. Brancos e nulos passam para 9,1%. Não souberam ou não responderam, 9,5%.

O Sensus perguntou ainda aos eleitores sobre um eventual segundo turno entre Dilma e Serra. 41,7% dos eleitores disseram que votariam em José Serra e 39,7%, em Dilma. 10,1% foi o percentual de brancos e nulos e 8,5% não souberam ou não responderam.

O instituto entrevistou duas mil entrevistas de 136 municípios de 24 Estados, em cinco regiões do País, entre os dias 5 e 9 de abril de 2010. A margem de erro é de 2,2% e a confiança é de 95%.

A pesquisa foi contratada pelo Sintrapav-SP (Sindicato dos Trabalhadores da. Indústria da Construção Pesada e Afins do Estado de São Paulo).

Impugnação
Foi feito um pedido de impugnação à pesquisa apresentado pelo PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro), que informa ser pré-candidato à eleição presidencial e reivindica participar da pesquisa. Seu presidente é Levy Fidelix. O caso está sendo analisado pelo ministro-relator Joelson Dias.

AE


Este Blog, conhecedor de pesquisa eleitoral, avisa que o pedido de impugnação não vai dar em nada, por um motivo simples. Os institutos de pesquisas só são obrigados a colocar todos os nomes dos candidatos, depois que os mesmos forem homologados pelas respectivas convenções partidárias. Como as convenções acontecerão somente em junho, os institutos de pesquisas podem colocar qualquer nome para testar nas pesquisas. Ou seja, hoje não existe candidato oficial. São todos pré-candidatos.

Ou o presidente do PRTB quer aparecer para a mídia, ou mostra que não tem o mínimo preparo para presidir um partido político. Recomendo que o presidente do PRTB leia a legislação de pesquisa eleitoral.

Nenhum comentário:

 
PageRank