A Assembleia Legislativa do Rio aprovou, em discussão única, nesta terça-feira (22/12), o projeto 2.828/09, do Poder Executivo, que cria o bilhete único de transporte intermunicipal para a região Metropolitana. Com isto, o estado do Rio se torna o primeiro a ter o bilhete único intermunicipal. O tíquete começará a valer a partir de 1º de fevereiro para as 20 cidades que integram a região, ao preço de R$ 4,40 na tarifa integrada entre modais diferentes, ou não, e linhas de transporte coletivo intermunicipal. O bilhete valerá para ônibus, trens, barcas, metro e vans com permissão de linhas intermunicipais sempre que o valor da tarifa, ou da soma das duas tarifas, superar os R$ 4,40.
O texto foi aprovado sem grandes alterações em suas regras, mas na forma de um substitutivo com 20 emendas apresentadas pelos deputados. A principal delas obrigará as concessionárias, através de definições do Governo, a implantar uma “Câmara de Compensação Tarifária” com sistema eletrônico, para partição dos valores dos serviços prestados e subsidiados.
Apesar da inclusão desta previsão, a regra que vale é a proposta pelo Governo: duas viagens pelo prazo de duas horas, podendo o bilhete ser usado duas vezes por dia (para ida e volta). O texto também cria o limite de uma hora entre cada uma das viagens, o que, segundo o secretário de Transportes, Julio Lopes, tem o objetivo de impedir a fraude. “Ou ele poderá ser utilizado por duas pessoas ao mesmo tempo”, alega. De acordo com Lopes, o Governo não descarta alterar o formato, ampliando os prazos. Mas espera ter, com a prática, as informações necessárias para viabilizar a mudança e verificar seu custo. “Ainda não podemos medir exatamente como se portarão os beneficiados. Uma alteração depende da prática que vamos adquirir com a implementação desse formato”, alegou ele, que estima o custo do subsídio a ser pago pelo Governo anualmente em R$ 220 milhões.
As estações das Barcas, metrô e trens serão obrigadas a disponibilizar o bilhete, assim como a Fetranspor, em todos os pontos de venda do Rio Card. As concessionárias deverão disponibilizar à secretaria diariamente cadastros dos beneficiados; a secretaria também dará visibilidade ao cadastro de concessionários e permissionários. O valor do subsídio a ser pago pelo Governo, correspondente ao excedente nas passagens, será depositado em conta específica a ser aberta com esta finalidade. “A Secretaria de Estado de Transportes definirá o valor dos depósitos mensais a partir dos estudos técnicos, tendo como base a real demanda de transporte intermunicipal”, disse Lopes. O depósito do subsídio será feito mensalmente. Mas as empresas só sacarão o montante após o serviço prestado.
Preocupados com a situação dos moradores da Zona Oeste, alguns deputados aproveitaram a votação para cobrar a criação do bilhete único na capital. As razões foram explicadas com exemplos. “O cidadão da Pavuna que pegar um ônibus municipal da Pavuna para outra estação qualquer– por exemplo, Deodoro – não tem direito. Mas se ele pegar no município do Rio de Janeiro o ônibus que está vindo de São João de Miriti, ele tem. O mesmo vale para o morador de Santa Cruz. Se ele pegar a van em Santa Cruz, é municipal, não tem direito; mas se ele pegar um ônibus que estiver vindo de Itaguaí ou Mangaratiba ele passa a ter o direito”, argumentou, fazendo coro com a preocupação já manifestada pelo presidente da Casa, deputado Jorge Picciani (PMDB). “Esperamos que o prefeito Eduardo Paes consiga implementar também no município do Rio, principalmente para atender a população da Zona Oeste, já que o estado estará cumprindo o seu papel nas tarifas intermunicipais”, acentuou.
O fundo de custeio do bilhete único será abastecido por dotações previstas na legislação orçamentária, doações, auxílios, contribuições e transferências de organizações, governamentais ou não; por receitas de convênios e contratos e por rendimento de aplicações de recursos alocados ao fundo. Mensalmente, o secretário de Transportes deverá mandar à Alerj, à Contabilidade Geral do Estado e ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) a demonstração de receita e despesa do fundo; trimestralmente, o inventário dos bens materiais, e, anualmente, um balanço geral do fundo. O governador terá 15 dias úteis para sancionar a proposta.
Confira a lista dos municípios abrangidos pelo bilhete único intermunicipal:
- Belford Roxo;
- Duque de Caxias;
- Guapimirim;
- Itaboraí;
- Itaguaí;
- Japeri;
- Magé;
- Mangaratiba.
- Maricá;
- Mesquita;
- Nilópolis;
- Niterói;
- Nova Iguaçu;
- Paracambi;
- Queimados;
- Rio de Janeiro;
- São Gonçalo;
- São João de Meriti;
- Seropédica;
- Tanguá.
terça-feira, 22 de dezembro de 2009
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