terça-feira, 24 de novembro de 2009

Vinculação ao governo FHC prejudica candidatura de Serra, avalia pesquisa CNT-Sensus

A associação do nome do pré-candidato do PSDB à presidência da República, José Serra, ao do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso é o principal motivo para a queda acentuada do candidato tucano nas pesquisas para as eleições presidenciais de 2010.

A afirmação foi feita ontem (23/11) pelo diretor do Instituto Sensus, Ricardo Guedes, e pelo presidente da Confederação Nacional do transporte (CNT), Clésio Andrade, durante a apresentação dos resultados da 99a Pesquisa CNT/Sensus.

Segundo Andrade, “é clara” a rejeição a FHC. “A pesquisa mostra que 49,3% não votaria em um candidato apoiado pelo ex-presidente, enquanto apenas 16% não votaria no apoiado por Lula”.

A pesquisa comparou os dois governos. Para 76% dos entrevistados, Lula é melhor do que FHC. Apenas 10% acham FHC melhor que Lula.

Em dezembro de 2008, Serra tinha, segundo a CNT/Sensus, entre 44% e 53% das intenções de voto, percentual que varia de acordo com o nome de seus adversários.

"Nessa pesquisa que realizamos entre os dias 16 e 20 de novembro, ele detinha apenas 31,8%. Se a comparação for feita com outras listas, essa queda chega a 15 pontos percentuais”, informou o presidente da CNT, sem apresentar especificamente a quais listas se referia.

“E isso tem muito a ver com a ligação dele com FHC, que não é um bom cabo eleitoral”, avaliou.

Apesar da queda, José Serra continua liderando a corrida presidencial, seguido da ministra Dilma Rousseff (21,7%), Ciro Gomes (17,5%) e Marina Silva (5,9%).

A candidatura de Ciro Gomes cresceria muito, caso Aécio fosse o candidato do PSDB. Nesse cenário, Ciro apareceria em primeiro lugar, com 25% das intenções de voto, seguido por Dilma Rousseff, com 21,3%. Aécio Neves ficaria em terceiro lugar, com 14,7% das intenções de voto, seguido por Marina Silva, com 7,3%.

Em um cenário em que estivessem concorrendo apenas Serra, Dilma e Marina, Serra sairia vencedor, com 40,5% das intenções de voto. Dilma teria 23,5% e a pré-candidata do PV, 8,1%. Sem Ciro Gomes e com Aécio na disputa, Dilma seria eleita com 27,9%. Em segundo lugar ficaria Aécio (20,7%) e, em terceiro, Marina Silva (10,4%).

A pesquisa trabalhou com cinco cenários para o segundo turno das eleições. Nas duas situações em que seu nome foi apresentado, Serra ficaria em primeiro lugar, mas com queda na comparação com a pesquisa anterior, realizada em setembro.

Num eventual confronto com Dilma, Serra sairia vencedor, com 46,8% das intenções de voto, enquanto Dilma teria 28,2%. Em setembro o candidato tucano tinha 49,9% e Dilma 25%.

Serra venceria também Ciro Gomes em uma situação de segundo turno, com 44,1% contra 27,2% de Ciro. Em setembro, na mesma comparação, Serra detinha 51,5% das intenções e Ciro 16,7%.

A candidata do governo venceria um embate de segundo turno contra Aécio Neves, com 36,6%, enquanto o candidato tucano teria 27,9%. Na pesquisa de setembro, Dilma tinha 35,8% das intenções de voto e Aécio, 26%.

Mas Dilma perderia o confronto, caso encarasse Ciro Gomes no segundo turno. A ministra candidata teria 31,5% e o ex-governador do Ceará, 35,1%

Um comentário:

RICO GUIMARÃES disse...

SÓ QUEM SOBREVIVEU ÀS AGRURAS DE POLÍTICAS PSEUDO-SOCIAIS E DE DEMAGOGISMO CULTURAL SABE O QUE REPRESENTOU O GOVERNO DO VAMPIRO FHC. TALVEZ APENAS NO ASPECTO ECONÔMICO TENHAMOS QUE DAR UM CERTO CRÉDITO AO "SOCIOLÓIDE DA USP", POIS A SUA POLÍTICA ECONÔMICA RECONHECIDAMENTE SEGUROU O ÍMPETO INFLACIONÁRIO. ENTRETANTO, FOI UM GOVERNO PÉSSIMO PARA A EDUCAÇÃO, DEMAGÓGICO PARA A SAÚDE (APENAS ALGUMAS AÇÕES ISOLADAS DE SERRA MERECEM DESTAQUE POSITIVO) E SEM NENHUM CARÁTER OBJETIVO PARA A QUESTÃO SOCIAL (APENAS POLÍTICAS DEMAGÓGICAS DE ESMOLA MENSAL). MAS O PIOR FOI A DESVALORIZAÇÃO DO SERVIDOR PÚBLICO E O ENTREGUISMO EVIDENTE COM RELAÇÃO ÀS NOSSAS INSTITUIÇÕES (VALE CITAR A VALE, OH!!!!).
O GOVERNO LULA TAMBÉM TEM GRAVES ERROS MAS, PELO MENOS, VALORIZA O SERVIDOR PÚBLICO, TEM UM CERTO CARÁTER NACIONALISTA (MUITO DA PARTICIPAÇÃO PEDETISTA NO GOVERNO) E AINDA SIM SE PREOCUPA EM DAR UMA "ROUPAGEM" MAIS EXCLUSIVAMENTE VALORATIVA COM RELAÇÃO À AUTO-ESTIMA DO POVO BRASILEIRO. EXISTE UMA POLÍTICA EDUCACIONAL SÉRIA, MESMO COM PONTOS QUE PRECISAM SER MELHOR DISCUTIDOS. O TRABALHO DA POLÍCIA FEDERAL TAMBÉM É MERECEDOR DE ELOGIOS, POIS O MESMO NÃO TEM LEVADO EM CONSIDERAÇÃO A QUESTÃO AQUISITIVA DOS INVESTIGADOS, CUMPRINDO COM A SUA OBRIGAÇÃO TANTO COM RELAÇÃO À MILIONÁRIOS QUANTO À BASE ECONÔMICA DO NOSSO PAÍS. ERROU TEM QUE PAGAR INDEPENDENTE DE SER RICO OU POBRE. NO MINISTÉRIO DO TRABALHO, ATRAVÉS DO MINISTRO LUPI, CONQUISTAMOS UM DOS MENORES ÍNDICES DE DESEMPREGO DA HISTÓRIA RECENTE DO NOSSO PAÍS. EM SÍNTESE, O GOVERNO LULA MESMO COM IMPERFEIÇÕES TEM VALORIZADO MUITO MAIS AS QUESTÕES NACIONAIS DO QUE O GOVERNO DO SOCIOLÓIDE USPISTA.

 
PageRank