sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Crivella lembra história de Araribóia ao celebrar aniversário de Niterói

Ao parabenizar Niterói, no Rio de Janeiro, pelos seus 436 anos de existência, que serão comemorados no próximo domingo (22), o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) lembrou nomes importantes na história do município como Quintino Bocaiúva, Benjamin Constant, Wellington Moreira Franco e Jorge Roberto da Silveira. Ele fez uma referência especial ao cacique tupi Araribóia, que em 1560 transformou-se em herói ao ajudar os portugueses a expulsar os franceses que haviam ocupado a Baía de Guanabara e instituído a França Antártica.

- Seria uma omissão imperdoável se eu não citasse aqui o herói dos primórdios da nossa nacionalidade. Embora tivesse nascido na Ilha do Governador, Araribóia viveu em Niterói. Ele nadou na escuridão da noite, atravessou as águas da Baía da Guanabara, acendeu uma tocha e explodiu o paiol do Forte Coligny. Esse episódio foi decisivo para a derrota dos franceses - recordou Marcelo Crivella.

O senador pelo Rio de Janeiro destacou também que hoje Niterói possui um dos mais altos IDHs (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil. Crivella explicou que tal fato se deve à indústria da pesca e, sobretudo, à revitalização de diversos estaleiros patrocinada por iniciativas do governo Luiz Inácio Lula da Silva que priorizou a indústria nacional na compra de plataformas pela Petrobras.

Agência Senado

Nenhum comentário:

 
PageRank