quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Alunos do estado vão comer menos merenda

Não tem justificativa a decisão do governo Sérgio Cabral, de mudar o sistema implantado pelo ex-governador Garotinho, de descentralização das compras para a merenda escolar. Vai se gastar uma fortuna desnecessariamente e o pior é que vai ser reduzida a quantidade de comida e o valor nutricional.
Há quatro anos atrás repassava para os diretores das escolas, a verba para a compra dos produtos usados na merenda. Com isso além de se fazer uma grande economia, o dinheiro ainda movimentava a economia local, já que os diretores faziam suas compras de produtores e comerciantes próximos.
Agora, como vocês leram na reportagem publicada no Globo na Internet, está sendo feita uma licitação para que uma única empresa forneça a merenda para 930 escolas da rede estadual.
O preço vai sair mais de seis vezes o preço de hoje. De R$ 0,32 por aluno / dia, a merenda vai custar diariamente R$ 2,09.
Mas o mais espantoso é que edital prevê a redução de 50% na quantidade de itens como carne, arroz e legumes. Isso significa que o estado vai pagar muito mais e as crianças vão comer menos. Só gostaria que o governador Sérgio Cabral, antes de embarcar para Nova York, no sábado, explicasse essa medida prejudicial aos cofres públicos e à saúde e ao aprendizado das crianças.

Nenhum comentário:

 
PageRank