sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Paes X Gabeira -- rescaldo do debate na CBN

Para quem não teve a oportunidade de ouvir o debate entre os candidatos que teve hoje na CBN, coloco aqui alguns tópicos.
Tudo considerado, foi um bom debate.
Respeitoso, propositivo. Muitas promessas, algumas críticas.
Ah, e pouca ironia. Ironia é um perigo! Fazer ironia é uma arte que poucos dominam. Na maioria das vezes, a pessoa tenta fazer ironia, mas só consegue fazer sarcasmo.
Para aqueles que acham que está meio repetitivo, digo: é assim mesmo. As coisas vão se acamando por sedimentação. Os próprios candidatos vão refinando seu discurso, aperfeiçoando suas propostas.
De vez em quando, surge uma novidade. Ontem na Folha de S. Paulo, por exemplo, Eduardo Paes revelou que já fumou maconha. Novidade. Parece que houve um terremoto em sua campanha, a tal ponto que o candidato precisou soltar uma nota oficial a respeito, explicando melhor o que quis dizer quando disse que fumou maconha.
Hoje, no debate da CBN, Eduardo Paes fez uma pegadinha com Gabeira e perguntou o que o candidato faria com a Multi-Rio (empresa produtora de vídeos educacionais e educação à distância, ligada à Secretaria de Educação do Rio). Gabeira não sabia direito o que era, fez um rápido Google mental e tentou se recuperar. Ponto para Eduardo Paes.
Depois houve o troco. Gabeira perguntou o que Eduardo Paes achava da Cidade da Música, "elefante branco" (e caríssimo) que César Maia "plantou" num lugar de trânsito ruim, na Barra da Tijuca.
Eduardo Paes fez um veemente discurso contra a Cidade da Música, mas foi contraditado por Gabeira, que revelou a existência de material de campanha do candidato do PMDB, em que ele e um candidato a vereador afirmavam que tinham defendido a construção da Cidade da Música. Saia justa para Eduardo Paes! Ponto para Gabeira.
Uma última palavra: depois de terminado o debate, pôde-se constatar claramente que o protagonista da conversa são foi nem um nem outro candidato. Foi o eleitor da Zona Oeste do Rio!
Em todas as respostas, nas réplicas e nas tréplicas, os dois candidatos davam um jeito de inserir o eleitor da Zona Oeste. Todos os exemplos eram da Zona Oeste, todas as mazelas tinham como referência a Zona Oeste.
Tudo leva a crer que as pesquisas diárias que as campanhas fazem já identificaram o voto da Zona Oeste como aquele que vai decidir a eleição no Rio.
No dia 26 vamos conferir isso.

Nenhum comentário:

 
PageRank