terça-feira, 14 de outubro de 2008

Cabral perde poder político aqui no Rio

A grande dúvida aqui no Rio é se o Governador Sergio Cabral ganhou ou perdeu poder político.

Com relação ao resultado final em todo o Estado do Rio, o governador perdeu em cidades estratégicas para a sua reeleição em 2010.
Só para você ter uma idéia, nos 10 municípios com mais de 200 mil eleitores, ele perdeu em sete, vai para o segundo turno em dois (Petrópolis e aqui no Rio) e em Campos dos Goytacases, Garotinho (anti-Cabral) tentará eleger Rosinha, sua mulher, contra Arnaldo Vianna do PDT.
O governador interveio de forma agressiva e grosseira, agredindo os adversários de seus candidatos em Caxias (171), Nova Iguaçu (açougueiro da saúde), São João de Meriti (gazeteiro).
O resultado final não poderia ser outro. As derrotas foram avassaladoras. Em Nova Iguaçu, Lindbergh do PT venceu o candidato do governador por 65% a 33% em votos válidos. Em Caxias, foram 9 pontos pró Zito do PSDB, ou 53% a 44%. Em São João de Meriti houve uma inversão e venceu o deputado Sandro Matos do PR por 54% a 40%. Em Niterói venceu Jorge Roberto da Silveira do PDT por 60% a 22%. E em São Gonçalo a prefeita Aparecida do PDT venceu no primeiro turno com 56% dos votos.
Derrotas avassaladoras estremecem as relações do governador com os futuros prefeitos. Curiosamente, na Capital ele repetia sempre que a relação do prefeito com o governador deveria ser cordial. Não foi o que fez na região metropolitana do Rio. E perdeu feio.
Aqui na cidade do Rio, se o Eduardo Paes ganhar as eleições, o Cabral poderá ter uma sobrevida para 2010.
Para o projeto de Cabral de se reeleger governador se não conseguir ser vice na chapa de Dilma Rousseff, candidata à sucessão de Lula, foi ruim o resultado da eleição no primeiro turno.

Nenhum comentário:

 
PageRank