segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Quem foi o grande vencedor das eleições ???

Certamente o governador José Serra que, com a vitória esmagadora de Gilberto Kassab, consolidou sua candidatura à Presidência da República em 2010. Alguém poderá argumentar que o governador Aécio Neves também saiu vencedor. É verdade.
Mas a prefeitura de São Paulo, sob o ângulo político, é muito mais importante, pesa muito mais no cenário nacional que a de Belo Horizonte.
Além disso, em matéria de convenção, Serra está muito mais forte do que Aécio no PSDB.
Aécio poderia vir a ser candidato por outra legenda, como a do PMDB? Sim.
Mas para isso teria que se transferir do PSDB para o PMDB até o final de setembro de 2009.
Um complicador para ele. Sobretudo porque a lei eleitoral fixa o prazo das convenções para escolha dos candidatos entre 6 a 3 meses do ano das eleições, ou seja, 2010. Portanto, para que alguém troque de partido e possa concorrer é indispensável inscrever-se na nova legenda pelo menos até nove meses antes da data fixada para a convenção. Um risco enorme, como se vê, o passaporte de uma legenda para outra.
Das demais eleições realizadas ontem, delas não surge qualquer reflexo em relação ao plano federal. Daqui para frente, o debate vai se deslocar em torno do fim da reeleição. É o único tema sensível a ser equacionado no roteiro político dos próximos dois anos. Não existe outro. O PT perdeu na cidade de São Paulo, em Porto Alegre, em Salvador, venceu no Rio, mas neste caso através do governador Sergio Cabral.
Como força partidária independente, não só na capital, mas em todo Rio de Janeiro, tornou-se muito fraco. Já foi forte. Mas se esvaziou. Não foi o único. O DEM, de Cesar Maia, também.

Nenhum comentário:

 
PageRank