sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Lutero e o nascimento da Reforma Protestante

Você sabe que dia é hoje ?
Em 1517, Martinho Lutero, professor e doutor em teologia, fixou suas 95 teses na porta da igreja católica do Castelo de Wittenberg (Alemanha).
As teses se opunham à venda de indulgências (perdão de parte das penitências impostas aos pecadores), à corrupção de setores do clero, vista por ele como ameaça à credibilidade da fé cristã e da Igreja de Roma.
O ato é considerado o início do protestantismo.
Ao tornar públicas suas idéias, Lutero foi demitido de seu cargo de vigário de distrito, e em seguida excomungado e declarado herético pelo papa Leão X.
Muitas de suas idéias ultrapassaram os muros da universidade e ganharam a sociedade da época. Cansada dos abusos da Igreja, a nobreza alemã se uniu à Reforma.
Perseguido pelo imperador, Lutero foi protegido por Frederico, o Justo, príncipe da Saxônia, que liderou o movimento protestante.
O termo remonta a 1529, quando príncipes que apoiavam Lutero protestaram contra as ações de perseguição a ele impostas pelo imperador e a nobreza católica.
Em 1530, os luteranos apresentaram a Confissão de Augsburgo, que se tornou a declaração básica da doutrina luterana. Depois de 25 anos, com a assinatura da Paz de Augsburgo, o Sacro Império Romano reconheceu oficialmente as Igrejas Luteranas.
Em conseqüência da Reforma, a Europa ficou dividida: ao Sul estavam os países católicos; ao Norte, as nações protestantes.
Em decorrência do livre exame dos textos sagrados, principalmente a Bíblia (um dos principais postulados de Lutero), o protestantismo se desenvolveu e se organizou em dezenas de igrejas e seitas diferentes.
Quanto à guerra religiosa, ainda duraria séculos, opondo católicos e protestantes.

Nenhum comentário:

 
PageRank