domingo, 19 de outubro de 2008

Debate na TV Record

Hoje às 21 horas, será realizado na TV Record o debate entre os candidatos Eduardo Paes e Fernando Gabeira.
A classe política foi convidada e estará em peso no auditório.
Como esse blog também foi convidado, depois coloco aqui as minhas considerações.

Um comentário:

Blog do LOBO disse...

Nesse debate ficou claro que o deputado Gabeira quer privatizar toda a prefeitura. Em todas as propostas, ele falava em parceria com a iniciativa privada.
O que seria mais um debate morno, esquentou a reta final da campanha eleitoral no Rio. Pela primeira vez, os candidatos Eduardo Paes (PMDB) e Fernando Gabeira (PV) trocaram acusações diretas, tentando a todo momento constranger um ao outro. As propostas para a cidade, que eram a marca principal da campanha até então, ficaram em segundo plano. Pegadinhas e falas irônicas deram o tom do debate televisivo.
O apoio do presidente Lula à campanha do PMDB foi lembrado algumas vezes durante o debate. Paes foi questionado se sua atitude de fazer as pazes com o presidente da República, depois de chamá-lo de ‘chefe de quadrilha’ durante a CPI dos Correios, não poderia ser considerada ‘bate, depois afaga’. Paes disse que prefere deixar de lado as diferenças em prol da melhoria da cidade: “Estabelecer parcerias para que possamos viver novo tempo na cidade”.
Antes do debate, o candidato do PV disse que se preparara para as possíveis pegadinhas do adversário. Gabeira deixou isso claro ao responder à pergunta de Paes sobre quais seriam seus projetos para a P3. “A campanha é muito marcada por pegadinhas. Há clareza sobre sua pegadinha juvenil. Por que falar em P3 e não Zona Norte? Que pena! Sinto muito. Acho que a Zona Norte merece ser mencionada como tal”, ironizou.
A troca de partido também foi assunto do debate. O jornalista da TV Record perguntou sobre a ‘fama’ de Eduardo Paes de mudar de partidos — o candidato já passou pelo PV, PFL/DEM, PTB, PSDB e, agora, está no PMDB. “De fato passei por algumas experiências partidárias. O fato é que as estruturas dos partidos são muito arcaicas. E isso em nada tem a ver com a maneira que vamos administrar o Rio”, disse.
Gabeira retrucou: “É uma questão de estilo. Cada vez que mudo uma posição, ou escrevo um livro ou vou à tribuna do Congresso explicar aos meus eleitores quais foram as razões do meu erro e porque estou mudando”.
Mais uma vez, a dengue foi assunto de destaque. Questionado se em sua gestão a cidade não ficaria refém do mosquito, Gabeira foi direto: “Não tenho condições de afirmar que a cidade não vai ficar refém, mas vamos combatê-lo com muita eficácia”. Paes também foi claro e atacou o prefeito Cesar Maia, que apóia Gabeira: “Espero que o atual prefeito já esteja trabalhando na prevenção. Já discuti plano emergencial com o secretário estadual de Saúde”.

 
PageRank