quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Nametala Jorge é eleito presidente do TRE-RJ

Por aclamação, o desembargador Nametala Machado Jorge foi eleito para ocupar a Presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, ontem (4/11), em sessão no plenário do Órgão Especial do Tribunal de Justiça. Desde 16 de janeiro de 2009, o desembargador exercia o mandato de membro do Tribunal e ocupava a cadeira de vice-presidente. Na mesma cerimônia, o desembargador Sérgio Lúcio de Oliveira e Cruz tomou posse como membro efetivo do TRE-RJ e assumiu a Vice-Presidência da Corte.
          
Com a escolha, o desembargador Nametala Jorge irá comandar as eleições gerais  de 2010. Em seu discurso, o novo presidente afirmou que o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro está preparado para conduzir as próximas eleições de forma justa. "O processo eleitoral já deu partida e ele será conduzido com base na moral, na ética e nos bons costumes", discursou. O desembargador Nametala Jorge disse estar bastante estimulado. "É um novo desafio, mas eu não me amedronto. Ao contrário me dá forças para continuar, principalmente porque a Justiça Eleitoral possui um corpo de juízes de notório saber e servidores de extrema qualidade", concluiu.
          
Já o desembargador Sérgio Lúcio de Oliveira e Cruz agradeceu aos colegas pelo apoio e lembrou que a eleição no Tribunal de Justiça que o colocou como membro da Justiça Eleitoral foi histórica. "Pela primeira vez a escolha de um membro do TRE-RJ se deu pelo voto de todos os desembargadores do TJ e não só pelos integrantes do Órgão Especial", explicou o magistrado. "Esse fato aumenta a minha responsabilidade, mas me dá imensa gratificação", discursou.
          
Na saudação aos empossados, o membro efetivo do TRE-RJ, juiz Luiz Márcio Pereira, ressaltou que a Justiça Eleitoral fluminense e o sistema democrático só têm  a ganhar com a participação dos dois magistrados. "São dois homens que trabalharam durante 30 anos pela seriedade e transparência do Poder Judiciário", disse. Para o juiz Luiz Márcio, as duas autoridades vão se complementar no comando do TRE-RJ. "Enquanto o desembargador Nametala Jorge possui uma irrequietude, o desembargador Sérgio Lúcio tem uma personalidade mais calma", disse.
          
A procuradora regional eleitoral Silvana Battini também saudou os empossados, em nome do Ministério Público. Ela elogiou a nova composição da Corte. "Nestes últimos meses não poderia ter uma melhor impressão do desembargador Nametala, com o seu alto nível técnico e intervenções sempre pertinentes no plenário da Justiça Eleitoral", afirmou. O advogado Luiz Paulo dos Santos Ferreira discursou pela classe dos advogados.
          
Entre as autoridades presentes, estiveram o presidente do TJRJ, desembargador Luiz Zveiter, os desembargadores Roberto Wider, Ronald Valadares e Antônio Carlos Amorim,  assim como os membros do TRE-RJ, os desembargadores Raldênio Costa, Luiz Felipe Francisco, Letícia Sardas, e os juízes Luiz de Mello Serra, Luiz Márcio Pereira, Antônio Augusto Gaspar, Célio Salim Thomaz Junior, Leonardo Antonelli.

Nenhum comentário:

 
PageRank