quinta-feira, 23 de julho de 2009

Gestão pública em evento da Alerj em Santa Teresa

Cerca de 300 alunos do ensino médio da rede estadual estão reunidos, desde a última segunda-feira (20/07), no Colégio Monteiro de Carvalho, em Santa Teresa, Centro do Rio, participando do programa "Acampamento Legal" e aprendendo sobre o sistema tributário e a gestão dos recursos públicos. Este programa, que faz parte do Parlamento Juvenil da Assembleia Legislativa do Rio e vai até a próxima sexta-feira (24/07), visa a aproximar os jovens, em sua maioria líderes estudantis dos grêmios de suas escolas, da vida política e tem o objetivo de despertar neles o interesse pelo bem público. De acordo com a coordenadora do Programa de Educação Fiscal da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), Jane Milan, que esteve em Santa Teresa nesta terça-feira (21/07), o "Acampamento Legal" fará com que "os jovens se apoderem da cidadania e saiam deste encontro podendo utilizar o aprendizado para o bem de suas comunidades".

Durante a semana, os jovens terão aulas de educação fiscal, educação ambiental e participarão de oficinas de jornal, música, dança, teatro, multimídia, artes plásticas, educação e saúde.

A segunda etapa do Parlamento Juvenil, projeto criado há seis anos pelo presidente da Alerj, deputado Jorge Picciani (PMDB), em parceria com a Seeduc, acontecerá entre os dias 3 e 7 de agosto em todo o estado, onde serão definidos os 92 representantes, um de cada cidade fluminense, para participarem da etapa final do projeto, no Palácio Tiradentes, em dezembro. Este ano, o tema do Parlamento Juvenil será a busca pelo primeiro emprego.

O projeto tem como parceiros o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado (Sebrae/RJ), a Agência Nacional de Cinema (Ancine) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), dentre outros, e é coordenado pelo professor de História Arlindenor Pedro de Souza.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito legal este acampamento educacional ! São iniciativas como estas, que fazem com que os jovens conheçam seu entorno, acreditem em uma nação melhor, que queiram ser agentes transformadores e multiplicadores. Quando vejo que ainda existem pessoas que investem no futuro, é que renovo a minha fé.
Parabéns a todos os envolvidos. Parabéns ao Blog, por divulgar !

sds de quem ainda acredita em um mundo melhor.

 
PageRank