sábado, 26 de setembro de 2009

Pré-Sal será debatido na Alerj

O desenvolvimento da cadeia produtiva do petróleo, os impactos na economia do estado do Rio e as novas perspectivas de investimentos do Pré-Sal são o tema do encontro que o Fórum de Desenvolvimento do Rio e a Comissão de Minas e Energia da Assembléia Legislativa (Alerj) realizam na próxima segunda-feira (28/09), às 9h30, no Palácio Tiradentes. Foram convidados parlamentares, prefeitos, empresários e acadêmicos das principais universidades e centros de pesquisa fluminenses.

O encontro que abordará, ainda, os impactos do novo marco regulatório que tramita no Congresso Nacional, tem o objetivo de lançar as bases de um trabalho de avaliação das necessidades de políticas públicas específicas para que a cadeia produtiva do petróleo, um dos setores mais dinâmicos do estado, possa atrair mais empresas e investimentos, e com isso aumentar a geração de empregos, renda e a arrecadação.


Atualmente o Rio de Janeiro detém 85% das reservas brasileiras e responde por mais de 80% das atividades de produção e exploração de petróleo e gás natural, concentrando as empresas de exploração, produção e refino. Além disso, estão sediados no estado os mais importantes centros de pesquisa e desenvolvimento do setor, como o Cenpes (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Americo Miguez de Mello), da Petrobras, o Centro de Tecnologia da UFRJ, Uerj, Cefet, dentre outros,  e as principais entidades do setor, como o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), a Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANP) e a Organização Nacional da Indústria de Petróleo (Onip).

As reservas brasileiras atuais são de 14 bilhões de barris. Somadas aos 16 milhões de barris estimados para o Pré-Sal, as reservas brasileiras mais que duplicam. As oportunidades de negócios são promissoras e tem atraído interesse de empresas em todo o mundo. O grupo francês Schlumberger, a brasileira Usiminas e a americana Baker Hughes já anunciaram que vão instalar centros de pesquisa voltado para o Pré-Sal junto ao Parque Tecnológico da UFRJ.

Vale a pena participar.

Nenhum comentário:

 
PageRank