terça-feira, 22 de setembro de 2009

Petrobras Informa

Patrocínios fortalecem a marca Petrobras

Quem pensa no projeto Tamar, voltado para a preservação de tartarugas marinhas, faz uma associação imediata com a Petrobras. O mesmo acontece com o Grupo Cultural AfroReggae, que leva a marca da Companhia em suas apresentações e oficinas. Ambos são projetos patrocinados pela Petrobras. Os dois são exemplos práticos dos resultados deste investimento que contribui para divulgar e fortalecer a marca e potencializar a identificação dos brasileiros com a Companhia.

Este investimento não se limita à área ambiental e cultural, mas contempla iniciativas esportivas e projetos sociais, quando a Petrobras demonstra sua responsabilidade e contribuição para a sociedade.

Quanto mais cresce o lucro líquido da Companhia, aumentam também os recursos para o patrocínio – seja ele de qualquer segmento que se enquadre nos interesses da Petrobras. Isto comprova a qualidade da gestão, pois o incremento dos recursos acompanha o desempenho da Companhia.

Enquanto o lucro cresceu 85% de 2003 a 2008 (de R$ 17,8 bilhões para R$ 33 bilhões), os investimentos em patrocínio aumentaram 66,8% (R$ 332,3 milhões para R$ 554,5 milhões).

Companhia dá o exemplo

Empresa brasileira que mais investe em cultura e em projetos sociais e ambientais, a Petrobras conta com uma política de patrocínios que é referência para empresas estatais e para a iniciativa privada.

► Em 2008, apoiou cerca de 2.300 propostas de patrocínio cultural, social, ambiental e esportivo. O investimento foi de R$ 554,5 milhões.

►A Companhia foi considerada benchmarking em transparência pelo Índice Dow Jones de Sustentabilidade, posição que ocupa desde 2007, com o dobro da pontuação média das empresas de petróleo e gás que integram o índice. No item cidadania corporativa, ficou acima do dobro da pontuação média das empresas do setor.

Seleção leva em conta os resultados para a sociedade

Na seleção dos projetos a serem patrocinados a Petrobras preza pela transparência dos procedimentos e pela relevância dos resultados para a sociedade.

Além de adotar editais de seleção pública, a Petrobras apoia propostas que estejam alinhadas às diretrizes dos programas corporativos de patrocínio ou que apresentem oportunidades de posicionamento da marca para públicos estratégicos. Ou ainda que tenham interface com o negócio da empresa e que contemplem uma ou mais das seguintes características: interesse público, diversidade étnica e regional e reconhecida expertise no tema proposto.

Projetos são fiscalizados e auditados

Nos patrocínios, não cabe à Petrobras realizar a gestão direta dos projetos, e sim fiscalizar o cumprimento dos objetos dos contratos e as contrapartidas de exposição da marca. No caso dos patrocínios culturais, com incentivo da Lei Rouanet, a prestação de contas é feita pelo proponente junto ao Ministério da Cultura.

Os projetos também estão sujeitos a auditorias internas e auditorias externas por parte da Controladoria Geral da União (CGU) e do Tribunal de Contas da União (TCU). A liberação dos recursos para os projetos é feita em parcelas, mediante apresentação de relatórios de monitoramento e de avaliação do cumprimento do estabelecido nos contratos.

Tamar: Associação direta com a marca Petrobras

Criado em 1980, o Projeto Tamar é reconhecido como uma das mais bem-sucedidas experiências de conservação marinha e serve de modelo para outros países. São quase três décadas de pesquisa, proteção e manejo de cinco espécies de tartarugas marinhas. São protegidos cerca de 1.100 quilômetros de praias no litoral e ilhas oceânicas brasileiras.

AfroReggae leva nome da Petrobras pelo País e exterior

O Grupo Cultural AfroReggae recebe patrocínio desde 2006. Os recursos são destinados a oficinas socioculturais nas favelas Vigário Geral, Cantagalo, Parada de Lucas, Complexo do Alemão e Nova Era, no Rio de Janeiro. A Petrobras também contrata bandas do grupo para apresentações em eventos no exterior.

Nenhum comentário:

 
PageRank