terça-feira, 22 de setembro de 2009

Dia Mundial sem Carro - Mudar vale a pena





Todo dia 22 de setembro, milhões de pessoas ao redor do mundo comemoram o Dia Mundial Sem Carro. A mobilização é um exercício de reflexão sobre a dependência e o uso (muitas vezes) irracional dos automóveis em nossa sociedade. Afinal de contas, tem gente que não vai até a padaria da esquina sem usar o carro.
Aqui no Rio, a Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa (Alerj) vai participar do Dia Mundial sem Carro, com um passeio de bicicleta pelas ruas do Centro da cidade.
Segundo o deputado André Lazaroni (PV), presidente da comissão, os ciclistas partirão, às 10h, do início da Avenida Antônio Carlos (concentração em frente ao teatro Maison de France), vão até o Palácio Tiradentes, sede da Alerj, onde entrarão na Rua da Assembleia. Seguirão, então, até a Avenida Rio Branco, por onde pedalarão até a Rua Santa Luzia. Ao entrar na via os participantes completarão o passeio pelos limites do quadrilátero escolhido pela prefeitura para proibir o estacionamento de automóveis.
Segundo o Greenpeace, o setor de transportes é, em todo o mundo, uma das principais fontes de gases do efeito estufa, que causam o aquecimento global. Em 2004, ele respondeu por 13% das emissões -- sendo que, desse montante, 74% saíram dos meios rodoviários.



No Brasil, ele não tem uma participação muito alta no volume nacional das emissões (o desmatamento é a principal fonte). Mas a situação muda quando olha-se localmente: nas grandes cidades, o setor de transportes é uma das maiores fontes de gases-estufa. Em São Paulo, por exemplo, cerca de 65% das emissões saem dos escapamento de veículos automotores.

- Um ônibus carrega mais pessoas ocupando menos espaço: segundo a Associação Nacional de Transportes Públicos, ônibus ocupam quase oito vezes menos espaço do que carros, levando em conta o número de passageiros. Isso significa, nas grandes cidades, menos congestionamentos.

- O aumento do número de ciclistas e pedestres também diminui a emissão de gases poluentes na atmosfera e a poluição sonora.

- O ato de pedalar traz inúmeros benefícios à saúde: fortalece coração e pulmões, trabalha músculos e contribui na regularização dos níveis de pressão arterial, triglicérides e colesterol.

- Caminhar faz você ver a cidade por ângulos diferentes e entender melhor o lugar onde vive.



Pratique a carona solidária

Se você precisa mesmo usar o carro diariamente, não saia sozinho.
Otimize sua ação em prol do meio ambiente e dê carona sempre que possível.

Nenhum comentário:

 
PageRank