quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Análise do Mercado Financeiro

Bom dia leitores,

Nesta quinta-feira (03/09) no Brasil, o investidor deverá assimilar os dados sobre a decisão do Copom em relação à taxa básica de juros divulgada ontem após o fechamento dos pregões. Fora isto, agenda doméstica traz a Produção Física (Regional) da Pesquisa Industrial Mensal realizada pelo IBGE. Nos Estados Unidos, o destaque fica por conta do ISM Services, relatório responsável por levantar o nível de atividade não industrial do país.

Nos primeiros momentos após o Copom (Comitê de Política Monetária) optar por manter inalterada a taxa Selic em 8,75% ao ano, duras críticas vieram de diversos setores da economia. Armando Monteiro Neto, presidente da Confederação Nacional da Indústria, afirma que o Copom optou por não reduzir a Selic, pois acredita que o país já superou a crise. Segundo Monteiro Neto, "...essa crença não condiz com a realidade. A indústria ainda sofre os efeitos recessivos que a crise provocou." . Paulo Pereira da Silva, presidente da Força Sindical, também criticou a manutenção da taxa básica de juros, afirmando que a decisão "frustra os trabalhadores, que ansiavam por uma queda drástica na taxa básica de juros como estímulo para a economia neste 4º trimestre.". O Comitê se justifica: "Levando em conta, por um lado, a flexibilização da política monetária implementada desde janeiro, e por outro, a margem de ociosidade dos fatores produtivos, entre outros fatores, o comitê avalia que esse patamar de taxa básica de juros é consistente com um cenário inflacionário benigno". A próxima decisão sobre a Selic será realizada nos dias 20 e 21 de outubro.

Edison Lobão, ministro de Minas e Energia, comentou a respeito do regime de urgência envolvendo o pré sal: "Este ano antecede um ano eleitoral, e a urgência é necessária de fato para que a gente possa ter essa lei funcionando. Nenhum de nós terá tempo no próximo ano para discutir isso". Após rumores de que o governo disponibilizaria o FGTS para compra de ações da Petrobrás, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em entrevista na França, descartou por completo tal possibilidade. Lula decidirá hoje (03/09), qual posição tomará sobre a retirada de urgência constitucional dos projetos envolvendo o pré-sal.

Segundo o jornal norte-americano The Wall Street Journal, o JBS comprou a Pilgrim's Pride, empresa do setor de aves, em uma negociação que movimentou US$ 2 bilhões. O grupo brasileiro, porém, nega as afirmações.


Obrigado a todos


Bons Negócios

Helder Martins(Operador de Mesa)
Gradual Investimentos



Este Blog lembra que mercado financeiro é para quem entende.
Esta análise é meramente informativa.
Não nos responsabilizamos por perdas financeiras.
Procure um especialista e ...
...BOA SORTE !!

Nenhum comentário:

 
PageRank