quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Jorge Roberto e Carlos Lupi lançam projeto Projovem Trabalhador

O Prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira, e o Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, lançam no auditório do MAC nesta sexta-feira (15/01), às 14 horas, o programa Projovem Trabalhador que vai qualificar 3.000 jovens de Niterói, de baixa renda e escolaridade, em profissões ligadas às áreas de construção civil, administração, informática, turismo e transportes, entre outras, em cursos supervisionados pela Secretaria Municipal de Trabalho.

O programa atenderá aos jovens com idades entre 18 a 29 anos em situação de desemprego, além de membros de famílias com renda mensal de até um salário mínimo. O objetivo principal é preparar os jovens, atualizando-os para o mercado de trabalho em ocupações alternativas geradoras de renda. A meta mínima do programa é inserir 900 jovens (30%) no mercado formal de trabalho.

Os jovens serão qualificados em setores ligados as áreas de Administração (300); Alimentação (180); Arte e Cultura (120); Beleza e Estética (120); Construção Civil e Reparos - incluindo revestimentos e instalações (420); Serviços Domiciliares (120); Telemática (300); Transporte (180); Turismo e Hospitalidade (720), de olho nas demandas da Copa do Mundo de 2014 e dos Olímpicos de 2016; além de Vestuário (240). Também serão ministrados, entre outros, cursos para a formação de jardineiros e para tratadores de cães e de piscinas.

Formação cidadã

Além do conteúdo profissionalizante, os jovens receberão cerca de 100 horas de aulas voltadas para formação social: 40 horas de treinamento para Inclusão Digital; 10 horas sobre valores como Ética e Cidadania; 10 horas, sobre Educação Ambiental, Higiene Pessoal e Promoção da Qualidade de Vida; 20 horas sobre Direitos Trabalhistas, Formação de Cooperativas, Prevenção de Acidentes de Trabalho; e mais 20 horas de estímulo e apoio à elevação da escolaridade.

Os matriculados do Projovem Cidadão receberão ainda noções de Empreendedorismo; de Economia Solidária; de Gestão Pública e Terceiro Setor; de Língua Estrangeira; de Português e de Matemática. Também será criada uma Coordenação para trabalhar a inserção desses jovens através de parcerias com as empresas locais.

Nenhum comentário:

 
PageRank