sábado, 30 de janeiro de 2010

Morre Edialeda do Nascimento

O PDT está de luto.

Faleceu hoje, vítima de um ataque cardíaco, Edialeda Salgado do Nascimento.

Edialeda, com Manoel Dias e Vieira da Cunha - na França.

Médica Ginecologista, Presidente do Movimento Negro do PDT , fundadora do Partido -, fez parte do Gabinete Civil do presidente João Goulart e foi secretária de estado de Promoção Social no primeiro Governo Brizola, além de presidir a Fundação Leão XIII. Em 2002, na eleição que Brizola disputou o Senado pelo Rio de Janeiro e ocupou a primeira suplência na chapa. Fluente em francês, italiano, espanhol e inglês, Edialeda representou o PDT em diversas reuniões e congressos da Internacional Socialista, além de ter sido organizadora e conferencista do I Congresso de Mulheres Negras das Américas, realizado em 1984 no Equador. Edialeda também participou como conferencista de dezenas de congressos realizados na América Latina, Estados Unidos e Europa sobre a questão do negro e da mulher.

O corpo ficará no Memorial do Carmo na Capela E até amanhã, ao meio-dia.

O enterro será no Cemitério Jardim da Saudade, e o velório será das 13:30 às 16:30 hs em Sulacap.

7 comentários:

Marcelo Delfino disse...

E quem era o segundo suplente do Brizola na chapa para senador em 2002? Se Brizola tivesse sido eleito, Edialeda teria sido senadora no lugar de Brizola, a partir da morte dele. E agora o segundo suplente completaria o mandato neste ano de 2010.

NEGROGUN disse...

É UMA PERDA IRREPARAVÉL, PARA TODOS NÓS DO PDT E DO MOVIMENTO NEGRO BRASILEIRO, ANO PASSADO EM NOSSO CONGRESSO ESTADUAL FECHAMOS QUESTÃO NO LANLAMENTO DA DRª EDIALEDA SALGADO PARA CONCORRER A DEPUTADA FEDERAL E ELA ESTACA MUITO FELIZ COM O PROJETO.
QUE OS VODUNS LHE GUIEM NO ORUN.

Divaine disse...

Poxa, que noticia triste para começar o dia!!
A dra Edialeda era uma ótima pessoa, o PDT mais do que nunca fica carente de liderança em um dos seus movimentos mais uma vez!!
Muito triste!!!
Força movimento negro!!

Saudações!!
Divaine

leila disse...

Grande mulher! O Brasil perde as ações, mas não perderá seus conceitos e sua coerência.

Wendel Pinheiro - Política e fé! disse...

Estou desnorteado até agora... uma grande companheira que nos deixa. Saudações Trabalhistas! Muito obrigado, Edialeda!

Unknown disse...

A perda é imensa....mas os seus ensinamentos ficarão entre aqueles que conviveram com ela para dar continuidade ...Com DrªEdialeda aprendi que como uma mulher branca não basta eu ter um filho negro para dizer que amo esta raça e sim lutar ao lado pelos direitos sociais e politico...
liliane Movimento Negro PDT/PR

Elma disse...

Eu nao podia ficar sem dar a minha opinião sobre a perda da nossa amiga e companheira Edialeda mulher de fibra lutadora e o mais triste para mim é que ela estava cheia de vida para lutar mais uma vez pela legenda do nosso PDT como candidata a Federal na nossa chapa. Companheira como Edialeda e raro da gente achar. Eu e todos aqueles que realmente gosta do PDT estamos de LUTO. MUITO OBRIGADA DRA EDIALEDA PELA SUA LUTA!!!!!!!!!!!!!!

 
PageRank