segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Iguaba pode ter Conselho dos Direitos do Negro

A cidade de Iguaba, na região das Baixadas Litorâneas do Estado do Rio, deu ontem um passo importante no combate à discriminação racial. A Comissão de Combate às Discriminações de Raça, Cor, Etnia, Religião e Procedência Nacional da Assembleia Legislativa do Rio, presidida pela deputada Beatriz Santos (PRB), realizou na quinta-feira (27/08), em Iguaba, a 7ª audiência itinerante "Ações de enfrentamento ao racismo".

Após os debates, o município, que não possui nenhum órgão de defesa dos direitos do negro, poderá ter uma comissão para tratar do tema. "O objetivo desta audiência é descentralizar nossas ações e fortalecer os legislativos municipais, com a implantação de políticas públicas afirmativas de promoção da igualdade racial, como: conselhos municipais dos direitos do negro, coordenadorias de promoção da igualdade racial, comissões municipais de combate às discriminações, bem como um orçamento público que garanta as políticas e as ações de promoção da igualdade racial", explicou a parlamentar.

O prefeito de Iguaba, Oscar Bandeira do Carmo Magalhães, parabenizou a iniciativa da deputada e disse que estará atento às questões de racismo no município. "Somos todos iguais e é inaceitável convivermos, nos dias de hoje, com atitudes preconceituosas", disse. O recente caso ocorrido em São Paulo, do cidadão negro Januário Alves Santana, que foi confundido com um bandido e espancado por segurança enquanto esperava a família no estacionamento de um supermercado, dentro de seu próprio carro, foi lembrado pelo presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Negro (Cedine), Paulo Roberto dos Santos. "Casos como esse não deveriam mais se repetir. Por isso, a proposta da implantação do Conselho dos Direitos do Negro é importante e a presença da população nestes eventos também, pois tornam-se multiplicadores de informações do combate ao racismo", salientou.

Também participaram da cerimônia o vice-prefeito de Iguaba, Valdair Teixeira de Jesus; o vereador Edmundo Silveira; a secretária Municipal de Trabalho e Ação Social de Iguaba, Ana Márcia de Andrade Teixeira; a presidente da União Cultural da Consciência Negra de Iguaba, Ivonete Silva Mendonça; e a presidente do Centro Missionário de Cultura, Abgayl dos Santos.

Nenhum comentário:

 
PageRank