quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Deputado sugere ao Governo uso de Twitter, Orkut, Facebook e demais ferramentas sociais

A Assembleia Legislativa do Rio aprovou, ontem (25/08), a indicação legislativa 836/09, do deputado João Pedro (DEM) que sugere ao Governo a revisão dos critérios e regras de acessibilidade à internet pelos órgãos da administração pública.

A intenção é possibilitar o acesso de todos os servidores públicos às ferramentas sociais, blogs, wikis e de compartilhamento de arquivos, como vídeos.

Assim, os órgãos poderão se comunicar com cidadãos em sites como Orkut, YouTube, Facebook, Flickr, além do Twitter. Para João Pedro, o bom uso das ferramentas poderá reduzir a verba pública destinada à propaganda institucional. "A internet é um meio de informação gratuita e livre, que tem a possibilidade de atingir milhões de pessoas em tempo recorde. Com a liberação das ferramentas sociais da Web 2.0, o estado deixa de gastar verbas em publicidade e pode investir em outras áreas fundamentais como educação, saúde e segurança pública", acredita ele, para quem a proibição de algo amplamente usado não faz sentido. "Precisamos partir do pressuposto de que o uso vai ser positivo. Não acho que, a esta altura, uma proibição faça sentido. Estas são ferramentas de informação importantes", afirma.

Dos cadastros de relacionamento da administração, deverão constar endereço de e-mail e telefone celular para contato. A proposta também prevê a comunicação entre órgãos do Governo e cidadãos por mensagem de texto no celular, desde que com a autorização prévia do usuário.

Este Blog já tinha denunciado no início deste ano que a internet na secretaria estadual do Trabalho (SETRAB) estava proibida e que graças a essa denúncia e a pressão dos funcionários, o secretário voltou atrás.

Internet livre, já !!!

Nenhum comentário:

 
PageRank