quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Por 9 votos a 6, Conselho de Ética arquiva ações contra Sarney

Os recursos contra o arquivamento das cinco representações e seis denúncias contra o senador José Sarney (PMDB-AP) pelo presidente do Conselho de Ética foram rejeitados pelo plenário do colegiado nesta quarta-feira (19). A admissibilidade das denúncias, analisadas em bloco, a requerimento do senador Wellington Salgado (PMDB-MG) foi rejeitada por oito votos favoráveis e sete contrários; a das representações, por nove votos favoráveis e seis contrários.


A oposição, entretanto, já anunciou a intenção de recorrer da decisão do plenário do conselho, que referendou a do presidente do colegiado, Paulo Duque (PMDB-RJ). Os oposicionistas pretendem levar a questão para o Plenário do Senado.

As seis denúncias foram apresentadas pelo senador Arthur Virgílio em junho e julho, sendo que duas contam também com a assinatura do senador Cristovam Buarque (PDT-DF). Paulo Duque não aceitara a abertura de investigações por entender que não foram apresentados documentos que comprovem os fatos citados, a não ser a transcrição de matérias de jornais. Todas elas pedem investigações de fatos que envolveriam o senador José Sarney. Também foram protocoladas cinco representações - duas do PSOL e três do PSDB - contra o presidente do Senado.

Os senadores integrantes do colegiado votaram assim:

A FAVOR DO ARQUIVAMENTO:

Wellington Salgado (PMDB-MG)
Almeida Lima (PMDB-SE)
Gilvam Borges (PMDB-AP)
João Pedro (PT-AM)
Inácio Arruda (PCdoB-CE)
Gim Argello (PTB-DF)
Romeu Tuma (PTB-SP)
Delcídio Amaral (PT-MS)
Ideli Salvati (PT-SC)


CONTRA O ARQUIVAMENTO:

Demóstenes Torres (DEM-GO)
Eliseu Rezende (DEM-MG)
Marisa Serrano (PSDB-MS)
Sérgio Guerra (PSDB-PE)
Rosalba Ciarlini (DEM-RN)
Jefferson Praia (PDT-AM)

Nenhum comentário:

 
PageRank