terça-feira, 6 de outubro de 2009

Relatório da CPI das Barcas será entregue ao secretário de Transportes

O presidente da CPI das Barcas, deputado estadual Gilberto Palmares (PT), pediu e as reuniões do Grupo de Trabalho da Secretaria de Estado de Transportes foram retomadas.

Hoje (06/10), às 10h, voltam a ser debatidas formas de se melhorar o transporte aquaviário do estado. Durante a reunião, que será realizada na sede da secretaria (Avenida Nossa Senhora de Copacabana 493, em Copacabana), o parlamentar aproveitará para entregar oficialmente ao secretário Júlio Lopes o relatório da CPI, aprovado no dia 22/09.

Entre as propostas mais importantes estão o retorno da barca da madrugada; a redução das tarifas para Paquetá, Ilha Grande e Ilha do Governador e a utilização dos recursos do ICMS pago pela empresa Barcas SA na melhoria das linhas de Paquetá, Ilha do Governador e Ilha Grande e na implantação da estação em São Gonçalo.

Também estão incluídos no relatório a garantia do oferecimento de 12 mil lugares nos horários do rush na linha Rio/Niterói/Rio; a abertura do edital de licitação para a estação de São Gonçalo; a apresentação de projeto de lei estabelecendo um tempo de vida útil para as embarcações; a construção, pela Barcas SA, das três embarcações previstas no empréstimo feito pela empresa junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a implantação do bilhete único no sistema aquaviário, permitindo que os usuários possam reembarcar em qualquer estação sem pagar nova passagem.

O relatório também será entregue ao Ministério Público, à Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários e Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro (Agetransp), à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e à Capitania dos Portos.

Nenhum comentário:

 
PageRank