quinta-feira, 18 de junho de 2009

Fazendários decidem entrar em greve no Rio

Os funcionários concursados da Secretaria de Estado de Fazenda(Sefaz) vão entrar em greve a partir da próxima segunda-feira (22/06) e por um período de 48 horas, para pressionar o Governo do estado a atualizar e efetuar o pagamento da Retribuição Especial de Trabalho da Administração Fazendária, a Retaf, um benefício mensal, garantido por lei, incorporado aos salários desses trabalhadores. A decisão foi tomada nessa manhã (18/06), durante audiência pública realizada pela Comissão de Trabalho, Legislação Social e Seguridade Social da Assembleia Legislativa do Rio, presidida pelo deputado Paulo Ramos (PDT). A arrecadação do estado está caindo bastante e o secretário de Fazenda, Joaquim Levy está viajando. Vou procurar o presidente da Alerj, deputado Jorge Picciani (PMDB), para que ele alerte o governador Sérgio Cabral. O secretário não pode desrespeitar o Legislativo, sob pena de ser processado por crime de responsabilidade. Parece que o objetivo do secretário é contribuir com a sonegação, declarou Ramos.

A greve foi determinada pelo Sindicato dos Fazendários do Estado do Rio (Sinfazerj) e apoiada pelo Sindicato dos Fiscais de Renda do Estado do Rio. Ficou acordado também que a representação dos funcionários irá esperar uma posição dos governantes, antes de decidir pela manutenção ou não da paralisação por tempo indeterminado.

Caso a situação não se resolva até o fim da greve, já está marcado para a próxima terça-feira (23/06) um novo encontro da categoria. A Retaf é nosso único benefício, garantido por lei, e só buscamos o que está previsto na Constituição. O secretário Levy foi covarde em não comparecer novamente a essa reunião. Estamos entrando em greve e, se uma posição não for tomada, iremos parar por tempo indeterminado. Não temos sangue de barata. Temos compromisso e responsabilidade com nossas funções. Estamos sendo tratados como lixo, argumentou o presidente do Sinfazerj, Marcelo Cozzolino, que declarou estar representando 4 mil funcionários da Sefaz.

Nenhum comentário:

 
PageRank