quinta-feira, 25 de junho de 2009

Governo apresenta programa de segurança

Inspirado no relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do Rio que investigou a atuação das milícias, presidida pelo deputado Marcelo Freixo (PSol), o governador Sérgio Cabral e o ministro da Justiça, Tarso Genro, assinaram, nesta quinta-feira (25/06), no Palácio Guanabara, um convênio de cooperação para combater esse tipo de crime.

O novo modelo de gestão em segurança pública será responsável pela integração total das polícias e funcionará através de um sistema de metas e premiações aos policiais mais eficientes. Além disso, o convênio prevê a criação de sete Regiões Integradas de Segurança Pública (Risp) em todo o estado. "A troca de informações será fundamental para combater as milícias. Muitas dessas ideias foram baseadas no relatório da CPI das Milícias da Alerj. Quero lembrar a importância do trabalho do deputado Marcelo Freixo, que vem enfrentando esse crime com coragem", discursou Cabral.

As Risp estão divididas da seguinte forma: 1ª Risp, na capital (zonas Sul, Centro e Norte); 2ª Risp, na capital (zona Oeste); 3ª Risp, na Baixada Fluminense; 4ª Risp, em Niterói e na Região dos Lagos; 5ª Risp, no Sul Fluminense; 6ª Risp, no Norte Fluminense, e 7ª Risp, na Região Serrana. Comandante da Polícia Militar do Rio, o coronel Gilson Pitta falou sobre o convênio. "Nossos batalhões estarão integrados com as delegacias de Polícia Civil. Esse processo de gestão chega para melhorar nossa atuação", afirmou. As Risp serão uma instância superior às Áreas de Integração de Segurança Pública (Aisp), modelo de mapeamento de índices de criminalidade já existente. Uma Aisp contempla a área de atuação de um batalhão da PM. "Acredito que as metas serão cumpridas. A Polícia Civil só ganha com isso", comentou o chefe da Polícia Civil, Allan Turnowski.

O ministro Tarso Genro afirmou que essa é uma estratégia de médio prazo, que tem como objetivo acabar com as milícias no Rio. "Através da atuação das forças municipais, que farão o trabalho preventivo, das ações fortes das polícias estaduais e do trabalho de inteligência da Polícia Federal, temos o objetivo de, em médio prazo, acabar com as milícias do estado. Quanto aos investimentos, não haverá problema", garantiu Genro. O governador e o ministro assinaram ainda um decreto que destina ao Fundo de Segurança Pública a verba de ressarcimento por policiais cedidos a outros órgãos e que autoriza a realização de concurso público para o preenchimento de 1.500 vagas para inspetor da Polícia Civil.

Também estiveram presentes na cerimônia os deputados Wagner Montes (PDT) e Paulo Melo (PMDB). O vice-governador e secretário de Estado de Obras, Luiz Fernando Pezão; o secretário de Estado da Casa Civil, Régis Fichtner; o secretário de Estado de Segurança, José Mariano Beltrame, e o secretário de Estado de Planejamento e Gestão do Rio, Sérgio Ruy Barbosa, também participaram do encontro.

Nenhum comentário:

 
PageRank