terça-feira, 23 de junho de 2009

Primeira etapa da revitalização do porto do Rio custará R$ 359 milhões

Foto: André Luiz Mello - Agência O Dia

O Rio de Janeiro deu o primeiro passo rumo à revitalização da zona Portuária da cidade. O investimento de R$ 359 milhões foi anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante evento nesta terça-feira (23/06), onde também estiveram presentes o governador Sérgio Cabral, o presidente da Assembleia Legislativa do Rio, deputado Jorge Picciani (PMDB), e o prefeito do Rio, Eduardo Paes.
Fotógrafo: Carlos Magno
O recurso do Governo federal será usado para o desenvolvimento econômico e social de toda a região e as obras terão início na próxima quarta-feira (01/07). "Estou aqui hoje para dizer ao governador que, de nossa parte, não faltará dinheiro para essa revitalização. Vamos construir cinemas, teatros, lojas, bares e restaurantes, além de museus e um grande estacionamento. Estamos fazendo hoje o que deveria ter sido feito há anos. Vamos recuperar o Píer Mauá, o que acarretará no trânsito de milhares de pessoas, gerando renda para o estado", analisou Lula. "É um presente para a cidade e para todo o estado. A economia fluminense agradece", completou Picciani.

O projeto "Porto Maravilha", responsável pela melhoria em frentes como infraestrutura, habitação, cultura e entretenimento da zona
Portuária, terá, na sua primeira fase, a reurbanização completa da Praça Mauá, das principais vias do entorno, do Morro da Conceição e do Píer Mauá. As intervenções contemplarão ainda a construção de uma garagem subterrânea na Praça Mauá, com capacidade para até mil veículos, além da criação de 499 novas residências, através da recuperação de imóveis antigos subutilizados, e a implantação da Pinacoteca do Rio, no edifício D. João VI, e do Museu do Amanhã, nos armazéns 5 e 6 do Cais do Porto.

Durante a solenidade foram assinados 11 documentos, decretos e convênios, que viabilizarão a execução das obras necessárias.

Também estiveram presentes no encontro os ministros das Cidades, Márcio Fortes, do Turismo, Luiz Barreto Filho, e dos Portos, Pedro Brito, além dos secretários de Estado de Desenvolvimento Econômico, Júlio Bueno, de Transportes, Julio Lopes, da Casa Civil, Régis Fichtner, e de Esporte e Lazer, Márcia Lins, e dos secretários municipais da Casa Civil, Pedro Paulo, e do Meio Ambiente do Rio, Carlos Alberto Muniz. O deputado federal Hugo Leal (PSC/RJ), o vice-governador e secretário de Estado de Obras, Luiz Fernando Pezão, e o presidente da Câmara de Vereadores do Rio, vereador Jorge Felippe (PMDB), também estiveram no evento.

Nenhum comentário:

 
PageRank