segunda-feira, 1 de junho de 2009

CNT/Sensus: Dilma cresce e Serra cai em pesquisa estimulada

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, empata pela primeira vez com o governador de São Paulo, José Serra, na simulação para a disputa presidencial de 2010.

Na pesquisa CNT/Sensus de maio, divulgada hoje, o nome do governador paulista José Serra é citado espontaneamente por 5,7% dos entrevistados e a ministra é lembrada por 5,4%, empatando tecnicamente.

A primeira pesquisa realizada pelo Datafolha após a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, ter revelado que está se tratando de um câncer no sistema linfático mostra que a provável candidata do PT à Presidência segue tendência ascendente. A ministra foi a única dos possíveis candidatos que obteve variações acima da margem de erro, que é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

O peessedebista José Serra continua favorito, liderando com taxas que variam de 35% a 42%, com exceção de cenário em que é incluído o nome do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Se Lula pudesse concorrer a um terceiro mandato, teria hoje 47% das intenções de voto, vantagem de 22 pontos sobre o tucano.

O levantamento também mostra que a taxa dos que declaram conhecer a ministra aumentou 12 pontos em dois meses.

O Datafolha ouviu 5.129 pessoas com 16 anos ou mais, entre os dias 26 e 28 de maio de 2009.

Foram apresentados sete cenários aos entrevistados. Verifica-se uma tendência de crescimento da preferência por Dilma Rousseff nos três cenários no qual o nome da ministra é incluída.

No principal cenário apresentado aos entrevistados, o percentual de intenção de voto em José Serra era de 38% em março de 2008, passou a 41% em novembro, se manteve idêntico em março deste ano e volta hoje a 38%.

A taxa dos que votariam em Dilma Rousseff era de 3% em março do ano passado, subiu para 8% em novembro, foi a 11% em março deste ano e chega agora a 16%. Hoje, a ministra empata com Ciro Gomes (PSB), que oscilou de 16% na pesquisa anterior para 15% no levantamento atual.

Em março do ano passado Ciro tinha 20 pontos de vantagem em relação a Dilma (20% a 3%). Heloísa Helena (PSOL), que chegou a ter 14% em 2008, oscilou de 11% no levantamento anterior para 10% hoje.

Votariam em branco ou anulariam o voto 13% e declaram-se indecisos 8%, percentuais idênticos aos registrados em março.

Nenhum comentário:

 
PageRank