quinta-feira, 4 de junho de 2009

Alerj recebe artistas contrários ao projeto das OS para a Cultura

Em reunião que durou quatro horas na terça-feira, o Colégio de Líderes da Assembléia Legislativa do Rio recebeu um grupo de artistas contrários à proposta do Governo que traz um novo modelo de gestão para a cultura, em que Organizações Sociais (OS) poderão administrar equipamentos culturais fluminenses.

O projeto de lei 1.975/09 foi duramente criticado por artistas e representantes de sindicatos trabalhistas, sobretudo ligados ao Theatro Municipal, que, ressaltam, corre o risco de perder seus quadros caso o projeto seja aprovado como foi enviado à Alerj.

O encontro foi mediado pelo presidente da Casa, deputado Jorge Picciani (PMDB), que destacou a maturidade das discussões e defendeu o diálogo que vem sendo travado tanto pelo colegiado quanto pela comissão de Cultura da Casa. "Esta Casa tem que enfrentar suas responsabilidades e, neste caso, a maior delas é garantir o diálogo.Temos que trabalhar para que seja aprovado o melhor texto, que garanta a idoneidade das OS e o patrimônio cultural do estado. O nosso dever é melhorar o texto e reduzir as angústias", afirmou o presidente, adiantando que o desfecho da questão, que é tema de debates na Casa há 120 dias, se dará em breve.

Ao final da reunião, o líder do Governo, deputado Paulo Melo (PMDB), elogiou a busca pelo consenso. "Nesse processo não queremos ter vencedores ou derrotados. Precisamos de convencimento", disse ele, anunciando que o governador enviará à Casa uma proposta que destina 1% da receita corrente líquida da tributação estadual à Cultura.

Também estiveram presentes ao encontro o ator Francisco Cuoco, o presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio de Janeiro (Sated-Rj), Jorge Coutinho, dezenas de representantes da Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (Funarj), além dos deputados Marcelo Freixo (Psol), Inês Pandeló (PT), Coronel Jairo (PSC), Raleigh Ramalho (PTB), Flávio Bolsonaro (PP), Rodrigo Neves (PT), Rodrigo Dantas (DEM), Gilberto Palmares (PDT), Marco Figueiredo (PSC), Mário Marques (PSDB), Olney Botelho (PDT), Aparecida Gama (PMDB), Cidinha Campos (PDT), Graça Matos (PMDB), Beatriz Santos (PRB), Caetano Amado (PR), Dr. Wilson Cabral (PSB), André do PV, Wagner Montes (PDT), José Nader (PTB), Olney Botelho (PDT), Jorge Babu (sem partido), Marcus Vinícius (PTB), Altineu Cortes (sem partido), Nilton Salomão (PMDB), Graça Pereira (DEM), Waldeth Brasiel (PR) e Marcelino D'Almeida (DEM).

Nenhum comentário:

 
PageRank