quarta-feira, 3 de junho de 2009

Pré-sal: que não nos façam de trouxas

Transcrito do Blog tijolaço.com

Apresentei ontem, na Câmara, um projeto de lei que considero essencial para que o Brasil possa decidir, com amplo conhecimento público, como devem ser exploradas as imensas jazidas de petróleo da camada pré-sal. Embora saibamos que são gigantescas, seu dimensionamento é ainda precário e, sobretudo, extra-oficial. Então, vamos determinar por lei duas coisas.

Primeiro, que o Governo contrate imediatamente a Petrobras para fazer um levantamento preciso - e oficial - das áreas produtoras e de sua capacidade.

Segundo, que não se permita nenhuma concessão ou plano de exploração enquanto aquele levantamento não mostrar o que se está entregando às empresas petrolíferas. É como quem tem uma terra: não pode lotear ou vender nada, enquanto não souber quanto vale.

Se não souber, acaba por vender a preço de banana e fazendo papel de trouxa. Estou tentando um acordo de líderes para ver se o votamos como matéria urgentíssima, em alguns dias. Afinal, o que pode ser mais urgente que defender um patrimônio que pode chegar a 20 trilhões de dólares e pertence, como diz a Constituição, ao povo brasileiro?

Brizola Neto - Deputado Federal (PDT)

Nenhum comentário:

 
PageRank